Lista de espera em creches cai quase 30%, diz Educação

Publicada em 10/04/2015 às 14:08

Levantamento divulgado pela Secretaria de Educação de Jundiaí aponta que, em apenas dois anos, houve uma redução na lista de espera por creches no município. A queda foi de quase 29%. Hoje, a rede municipal atende 6.482 crianças com até 3 anos em escolas municipais, entidades conveniadas e escolas contratadas. A ampliação no número de vagas ofertadas faz parte das metas estipuladas pelo prefeito Pedro Bigardi.

Em março de 2013, a lista de espera por creche tinha 2.362 crianças. No mesmo período deste ano, a listagem registra 1.689 nomes. Desde o início da atual administração, a Secretaria não mediu esforços para ampliar o atendimento.

LEIA TAMBÉM
Índios visitam estudantes de escola municipal
Alunos vistoriam escolas e fazem ‘dever de casa’
Jundiaí recebe representantes do Estado para discutir Proeja

Atenção com as crianças é meta do governo Pedro Bigardi

Atenção com as crianças é meta do governo Pedro Bigardi

O secretário de Educação, José Renato Polli, acrescenta que os esforços para a redução da lista continuam. Além da entrega de duas novas creches no Residencial Jundiaí 2 e no Jardim Pacaembu, e a finalização dos projetos para dar início a mais três unidades – que ficarão na Vila Tupi, Jardim Guanabara e Fazenda Grande – a previsão é aumentar os convênios.

“Avançamos no período, praticamente cumprindo a meta do prefeito Pedro Bigardi. Vamos continuar fazendo ações, daqui para frente, para a redução gradual da fila, através da ampliação da parceria com escolas privadas e entidades, e tocar a construção das novas creches já previstas. É importante salientar que também atuaremos nunca esquecendo da qualidade social da educação”, conclui Polli.

Vagas
O vice-prefeito Durval Orlato, que ficou no comando da pasta até 7 de abril, lembra que por meio de convênios com entidades e contratos com escolas de educação infantil privadas foi possível, em dois anos, a criação de 1,8 mil novas vagas.

“Além da lista, elas atenderam as demandas que chegam do Judiciário. É importante também frisar que embora tenham sido criadas tantas vagas, ainda existe uma espera porque a população, cada vez mais, toma conhecimento sobre a qualidade do serviço oferecido tanto na rede municipal como nas escolas e entidades com as quais a Prefeitura faz parceria e porque, entre 2010 e 2011, foram aprovados pela antiga gestão muitos empreendimentos imobiliários sem que os mesmos dessem contrapartidas em construção de creches para o município”.

Segundo levantamento feito a partir do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em 2011, Jundiaí tinha 87.760 imóveis. Em 2014, a quantidade saltou para 102.001. Em março deste ano, o número é 109.522.


Roberta de Sá
Foto: Arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/10/lista-de-espera-em-creches-cai-quase-30-diz-educacao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original