Jundiaí recebe representantes do Estado para discutir Proeja

Publicada em 09/04/2015 às 15:42

Jundiaí sediou nesta quinta-feira (9) o “Encontro Percurso e Perspectivas para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja)”. O evento foi promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), no auditório Elis Regina (Complexo Argos). Em torno de 150 pessoas participaram entre representantes do IFSP e de prefeituras do Estado de São Paulo.

A atividade contou com palestras e mesas redondas. O objetivo principal foi discutir a importância do programa, que oferece, além de ensino médio ou fundamental, um curso profissionalizante para o jovem e adulto entrar no mercado de trabalho.

LEIA TAMBÉM
Alunos vistoriam escolas e fazem ‘dever de casa’
Oficina cultural de criação é oportunidade divertida para crianças

Pelo menos 150 pessoas de todo o Estado estiveram presentes no evento

Pelo menos 150 pessoas de todo o Estado estiveram presentes no evento

“Com esse evento, queremos fomentar a implantação do Proeja nos campus do Instituto Federal do Estado. Um dos entraves é que existem dúvidas sobre como proceder. Vamos esclarecer isso e discutir um modelo único de convênio entre as instituições e prefeituras”, explicou a diretora de Educação Básica da pró-reitoria de ensino, Karina Aparecida de Freitas Dias Souza.

O vice-prefeito Durval Orlato prestigiou o encontro e destacou o crescimento do IFSP no município. “A vinda do Instituto para ofertar ensino técnico e superior gratuito era uma meta do governo Pedro Bigardi. Hoje, além de oferecer o Proeja em parceria com a Prefeitura, a instituição oferece curso técnico e cursos rápidos. Em breve, haverá graduação”, frisou.

Ele lembrou ainda que a Secretaria de Educação cedeu um espaço no Complexo Argos para o campus de Jundiaí. “A Prefeitura também já fez a doação de um terreno de 23,7 mil metros, localizado no Vetor Oeste para construírem a sede própria.”

Destaque
Em Jundiaí, o Proeja existe desde 2013 e é desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA). “Temos três turmas, cerca de 80 alunos cursam o ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), junto com o curso de informática ou de gestão de negócios. As aulas ocorrem no CMEJA e na Emeb Ivo de Bona, no Parque Almerinda Chaves. Embora o programa seja relativamente novo na cidade, chegou graças ao esforço da nova administração, somos referência para outros municípios”, informou o diretor do CMEJA, José Ronaldo Pereira.

O diretor ministrou uma palestra sobre a experiência de Jundiaí com o Proeja.

Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/09/jundiai-recebe-representantes-do-estado-para-discutir-proeja/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original