Estudantes de escola municipal recebem a visita de índios

Publicada em 10/04/2015 às 12:17

Uma visita especial encantou alunos e a equipe da Emeb Aparecido Garcia, no Jardim Martins, em Jundiaí, nessa quinta-feira (9). Um grupo de índios da comunidade do Grupo Sabuca, pertencentes à aldeia Kariri Xocó, esteve na escola para mostrar um pouco da cultura indígena. A atividade faz parte da iniciativa da Secretaria de Educação de valorização do ensino, da história e da cultura afro e indígeno-brasileiras.

Os sete índios que participaram da atividade, incluindo duas crianças, estão fixados na região de Campinas. Eles vieram a convite da professora Marcela Pergolizzi. O grupo, desde 1997, percorre instituições de ensino. “Já estivemos em Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e agora estamos em São Paulo. O objetivo é mostrar a importância do nosso passado, a história do nosso povo e o presente, como vivemos. Isso é uma missão”, destacou o cacique Pawanã Crody.

LEIA TAMBÉM
Alunos vistoriam escolas e fazem ‘dever de casa’
Exposição Arte/Água é aberta na biblioteca Nelson Foot
Lista de espera em creches cai quase 30%, diz Educação
Jundiaí recebe representantes do Estado para discutir Proeja

Alunos participam de atividades com índios na escola

Alunos participam de atividades com índios na escola

Além de promover um bate-papo com as crianças, os índios mostraram danças e cantos típicos. “Eu nunca tinha visto assim de perto. Só vi índio na televisão. Eu adorei, principalmente, a roupa que eles usam e a flecha”, comentou Kauã Passos de Oliveira, do 2º ano, sem tirar os olhos dos visitantes.

Incentivo
Emocionada, a supervisora de ensino Marineide Vilas Boas comentou que desde o início do governo Pedro Bigardi, a Secretaria de Educação tem realizado inúmeras ações junto às escolas para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2004, que incluem o ensino das culturas e da história africana e indígena nas escolas. “É um trabalho que está dando resultado.”

Para a diretora da Emeb, Angela Regina Suhr, a visita especial jamais será esquecida. “Estamos todos encantados e boquiabertos. Essa atividade está superando as expectativas. Sem dúvidas, ela está trazendo muitos benéficos aos alunos. Eles estão vivenciando e aprendendo na prática.”

Visita marcou o dia dos estudantes

Visita marcou o dia dos estudantes

Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PMJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/10/indios-visitam-estudantes-de-escola-municipal/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original