Mostra de Dança possibilita troca de experiências

Publicada em 13/04/2015 às 13:32

A Mostra de Dança de Jundiaí 2015 será realizada nos dias 7, 8 e 9 de maio, no Teatro Polytheama, a partir das 20h. Já no dia 10, as apresentações terão início a partir das 17h. Foram inscritas aproximadamente 170 coreografias de 43 grupos localizados em dez cidades. A abertura do evento contará com a Mostra de Dança do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).

VEJA TAMBÉM
Lançamento de CD emociona romeiros de Jundiaí
Emenda parlamentar contempla Jundiaí no âmbito cultural
Ministério da Cultura faz debate em Jundiaí sobre Conselho

Peama fará a abertura da Mostra, na noite de 7 de maio

Peama fará a abertura da Mostra, na noite de 7 de maio

Os municípios participantes são Jundiaí, Salto, Francisco Morato, Campinas, Itu, São Paulo, Campo Limpo Paulista, São José do Rio Pardo, Várzea Paulista e Rio Claro.

De acordo com a diretora dos Teatros, Heloísa Oliveira, a mostra é aberta ao público, portanto, todos os interessados podem assistir. “Temos um grande interesse, geralmente de pessoas que dançam ou já dançaram. Como trabalho artístico, a dança tem o auge na apresentação. Em Jundiaí, temos poucos espaços e oportunidades para que companhias e academias conheçam o trabalho destes pares. A mostra reúne diferentes linguagens e vertentes, possibilitando uma troca muito rica de experiências”, explica.

A curadora da Mostra 2015, Cintia Ladeira, lembra que o evento permite um intercâmbio entre bailarinos, diretores, coreógrafos e o público. “Uma vantagem desse formato da nossa mostra é que não ocorre nenhuma rivalidade entre bailarinos e grupos de dança nos bastidores, pois todos que se apresentam já estão premiados. Então é um clima delicioso atrás das cortinas”, comenta.

Além disso, segundo Cintia, o público consegue ter uma visão da realidade atual da dança na região e o quanto Jundiaí é importante nesse cenário. “Nosso teatro é lindo. Todos gostam de vir dançar aqui”. A curadora ressalta que a expectativa é muito boa, já que o nível técnico da mostra aumenta a cada ano, garantindo que o público aprecie um belíssimo espetáculo.

Workshops
Serão realizados por um grupo de jurados, nos dias 9 e 10 de maio, durante a manhã, no Teatro Polytheama, workshops gratuitos nas modalidades contemporâneo, sapateado, balé clássico e street dance.

Essas oficinas são destinadas a todos os bailarinos inscritos na mostra, a partir do Juvenil II, mesmo que não tenham sido selecionados, porém mediante inscrição na Secretaria de Cultura ou pelo e-mail studiocintialadeira@ig.com.br. As vagas são limitadas. “Pedimos somente que o bailarino tenha pelo menos nível técnico intermediário na modalidade. Os horários de cada aula serão divulgados posteriormente”, esclarece Cintia.

Abertura
O Peama de Jundiaí abre a mostra no dia 7 (quinta-feira), com mais de dez coreografias e temas livres. Além do Peama, que se apresenta com 25 integrantes, crianças e adultos, outras entidades também integram a programação da noite, com espetáculos que prometem muita emoção.

“Já realizamos nossa mostra nos quatro anos anteriores e, agora, nos unimos à Mostra de Dança do município, o que nos deixa muito felizes com a oportunidade de ampliar a participação em relação ao público e aos bailarinos, de Jundiaí e Região”, afirma a diretora do Peama, Denise Silva Neves, destacando que na mesma coreografia participam pessoas com diferentes tipos de deficiência, permitindo uma integração ainda maior, tanto dos bailarinos entre si quanto como do público espectador.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/13/mostra-de-danca-possibilita-troca-de-experiencias/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original