Bumbo do Japi: 3º Roda de Samba consolida encontros mensais
Publicada em 23/04/2015 às 16:12A terceira “Roda de Samba do Bumbo do Japi: contando e cantando o samba paulista” será realizada neste domingo (26) no Barracão Cultural Capoeira Idalina, às 15h, com entrada gratuita. A proposta desta vez foca a apresentação de sambas autorais, junto com a já tradicional conversação sobre os estudos do samba paulista. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura.
Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, destacou a originalidade do projeto. “Essa terceira roda consolida o trabalho do grupo. O Barracão Cultural Capoeira Idalina já é conhecido como um espaço de cultura popular e agora também, por meio da roda, como centro de referência do samba.”
LEIA TAMBÉM
Jovens podem opinar sobre a programação cultural em Jundiaí
‘Oficinas Culturais’ têm início com boa aprovação da população
Sarau permite compartilhar a manifestação cultural espontânea
Henry Durante, integrante convidado do Bumbo do Japi, representante do Ministério da Cultura e pesquisador de cultura popular, ressalta a relevância do projeto. “Nossa intenção é a valorização das matrizes do samba paulista, que é tão característico e vivo na região de Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba e também em Jundiaí, que por meio deste projeto fomenta a cultura popular regional”.
História
O grupo fez sua estreia oficial em 7 de dezembro de 2014 (Dia Nacional do Samba), em uma iniciativa da Diretoria de Ação Comunitária pela Secretaria de Cultura. Também apresentou-se no dia 12 de dezembro, maravilhando o público junto a Orquestra Municipal de Jundiaí, em uma apresentação mista de erudito e popular, na programação especial de 2014, que comemorava os 103 anos do Teatro Polytheama.
Em 2015, o Bumbo do Japi levou para a 32° Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos, seu repertório diversificado desde Adoniran Barbosa, artista que morou em Jundiaí, a músicas de Paulo Emílio Vanzolini, famoso compositor de “Volta por cima”.
O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Vila Vilma – Anhangabaú (próximo ao Parque da Uva). Mais informações: (11) 4521-1430 ou (11) 4521-6922.
Assessoria de Imprensa
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí