Bumbo do Japi: 3º Roda de Samba consolida encontros mensais

Publicada em 23/04/2015 às 16:12

A terceira “Roda de Samba do Bumbo do Japi: contando e cantando o samba paulista” será realizada neste domingo (26) no Barracão Cultural Capoeira Idalina, às 15h, com entrada gratuita. A proposta desta vez foca a apresentação de sambas autorais, junto com a já tradicional conversação sobre os estudos do samba paulista. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Ação Comunitária da Secretaria de Cultura.

Eliane Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária, destacou a originalidade do projeto. “Essa terceira roda consolida o trabalho do grupo. O Barracão Cultural Capoeira Idalina já é conhecido como um espaço de cultura popular e agora também, por meio da roda, como centro de referência do samba.”

LEIA TAMBÉM
Jovens podem opinar sobre a programação cultural em Jundiaí
‘Oficinas Culturais’ têm início com boa aprovação da população
Sarau permite compartilhar a manifestação cultural espontânea

Henry Durante, integrante convidado do Bumbo do Japi, representante do Ministério da Cultura e pesquisador de cultura popular, ressalta a relevância do projeto. “Nossa intenção é a valorização das matrizes do samba paulista, que é tão característico e vivo na região de Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba e também em Jundiaí, que por meio deste projeto fomenta a cultura popular regional”.

História
O grupo fez sua estreia oficial em 7 de dezembro de 2014 (Dia Nacional do Samba), em uma iniciativa da Diretoria de Ação Comunitária pela Secretaria de Cultura. Também apresentou-se no dia 12 de dezembro, maravilhando o público junto a Orquestra Municipal de Jundiaí, em uma apresentação mista de erudito e popular, na programação especial de 2014, que comemorava os 103 anos do Teatro Polytheama.

Em 2015, o Bumbo do Japi levou para a 32° Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos, seu repertório diversificado desde Adoniran Barbosa, artista que morou em Jundiaí, a músicas de Paulo Emílio Vanzolini, famoso compositor de “Volta por cima”.

O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na Travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Vila Vilma – Anhangabaú (próximo ao Parque da Uva). Mais informações: (11) 4521-1430 ou (11) 4521-6922.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/23/bumbo-do-japi-3o-roda-de-samba-consolida-encontros-mensais/
Leia mais sobre