Procon orienta consumidor para compras do Dia das Mães
Publicada em 27/04/2015 às 16:20A procura de consumidores pelo Procon costuma se intensificar logo após as datas comemorativas, como o Dia das Mães, no próximo dia 10. Quem aponta a movimentação é o coordenador da instituição, Adilton Garcia. “A principal queixa está relacionada a problemas com trocas dos presentes ou o não cumprimento do que foi combinado no ato da compra. Por isso, é sempre importante estar alerta e ciente dos prazos de troca”, aconselha.
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Uma conversa realizada na manhã desta segunda-feira (27), na sede do órgão, serviu para que o coordenador explicasse dicas simples e valiosas, que vão ajudar para que o presente não se transforme numa dor de cabeça. A data deve ser marcada pela alta procura por eletroeletrônicos – como notebooks, celulares, smartphones ou tablets.
Duas características importantes: um volume considerável dessas compras deverá ser concretizado pela internet. A empresa com maior número de reclamações no Procon de Jundiaí atua com telefonias móvel e fixa.
“O primeiro passo do consumidor consciente é fazer a boa e velha pesquisa de preços. Hoje, com a internet, a consulta é mais fácil. Desconfie sempre quando o produto estiver com o preço muito abaixo dos praticados no mercado”, comenta Adilton.
A troca do produto, por exemplo, só é feita mediante defeito. Por legislação, todo bem durável tem garantia legal de 90 dias. Alguns produtos costumam vir de fábrica com garantias maiores, como um ano. Porém, conforme explica o responsável pelo Procon, cada loja tem uma política de trocas distinta no caso de desagrado posterior pelo modelo, cor ou tamanho do produto. Por isso, é importante saber qual a política do vendedor nesse caso.
Trocas
“A legislação prevê até sete dias para trocas por desagrado em compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet. O cliente pode desistir da compra nesse tempo e ter o dinheiro devolvido”, esclarece Adilton, lembrando que o maior índice de atrasos na entrega de produtos ocorre justamente para compras via web.
“Um site de vendas confiável tem de ter, em fácil visualização, o endereço físico da loja, um telefone para contato, e-mail, razão social, CNPJ e o cadeado na barra de endereços que indica a segurança do ambiente. O Procon, inclusive, dispõe de uma lista com sites que não são confiáveis.”
Além do Procon, outro canal importante é o consumidor.gov.br, site do Governo Federal que faz a interação entre o cliente e as empresas cadastradas nesse ambiente.
Thiago Secco
Foto: Arquivo PMJ
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