Banco alemão oferece consultoria tecnológica sobre resíduos sólidos
Publicada em 28/04/2015 às 11:30O prefeito Pedro Bigardi recebeu a visita dos consultores contratados pelo banco alemão KFW, Theo Schneider e Christiane Pereira, na tarde desta segunda-feira (27). A instituição ofereceu gratuitamente uma consultoria técnico-financeira à Prefeitura de Jundiaí, que avaliará cenários tecnológicos adequados ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em valores mercadológicos, se fosse cobrado este suporte técnico, o custo alcançaria aproximadamente 400 mil euros (R$ 1,2 milhão).
É a primeira vez que um projeto de Resíduos Sólidos no Brasil conquista um aporte dessa importância. O banco, que atua desde 1948 no país europeu, está entre os três maiores daquele País em financiamentos para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis ao redor do mundo.
LEIA TAMBÉM
Asfalto vira símbolo de atenção na Zona Leste
Parque do Trabalhador espera mais de 30 mil pessoas
Secretário visita aterro de Santana do Parnaíba junto com consultor alemão
O projeto de Jundiaí, inclusive, foi apresentado ao KFW em Frankfurt, na Alemanha, na visita da delegação jundiaiense encabeçada por Aguinaldo Leite, secretário de Serviços Públicos. O objetivo foi conhecer plantas de tratamento de resíduos na Alemanha. O encontro teve a intermediação de Christiane, que também é doutora da Universidade Técnica de Braunschweing e Instituto Creed do Brasil.
“Isso mostra a seriedade política e credibilidade do projeto. Estamos trabalhando nessa aproximação com o governo alemão há algum tempo, primeiramente por meio da cooperação técnica com instituições renomadas, como a Universidade de Braunschweig, GIZ e DAAD, e atualmente com o KFW. Portanto, em breve, começaremos a colher os resultados”, ressaltou o prefeito Pedro Bigardi.
Tecnologias
Em princípio, a próxima etapa, que envolve o estudo de viabilidade, terá duração de oito meses de consultoria, envolvendo dois ou três profissionais de alto gabarito contratados pela entidade alemã e chancelados pela Universidade de Braunschweing. O apoio consiste, principalmente, em elaborar editais junto ao poder público e garantir que as melhores tecnologias sejam contratadas dentro do quadro definido para gestão sustentável de resíduos.
“Queremos levar em consideração todos os requisitos ambientais, de acordo com os praticados dentro do mercado alemão”, salientou o secretário Aguinaldo Leite.
Schneider, responsável em implementar plantas para os mais diversos tipos de tratamento de resíduos sólidos em todo mundo, como recentemente na Turquia e Eslovênia, apontou as opções tecnológicas, investimentos e próximos passos da iniciativa.
Um relatório de avaliação prévia de viabilidade será entregue em maio de 2015 e, logo em seguida, o banco se posicionará sobre a próxima etapa.
Thiago Secco
Foto: Paulo Grégio
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
-
10/05/2024
Parque da Cidade recebe 900 alunas da ginástica para comemorar Dia das Mães
-
24/04/2024
Jundiaí assina acordo de cooperação com a cidade de Lanxi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original