Dia das Mães: cemitérios devem receber 10 mil pessoas

Publicada em 08/05/2015 às 18:57

Por conta do final de semana de Dia das Mães no sábado (9) e no domingo (10), os cemitérios Nossa Senhora do Desterro e Nossa Senhora do Montenegro devem receber cerca de 10 mil pessoas. Para atender esses visitantes, a superintendência adjunta do Serviço Funerário Municipal, em parceria com diversas secretarias municipais, organizou um esquema especial.

O número de funcionários dos locais será ampliado para atendimento do público. Agentes de trânsito farão a orientação dos visitantes. Além disso, a Secretaria de Transportes interditará a avenida Henrique Andrés, no trecho entre as ruas Anchieta e Professor Luiz Rosa, em ambos os sentidos. A via se tornará mão única no trecho entre a Luiz Rosa e Campos Salles, permitindo estacionamento em ambos os lados (45 graus). O desvio alternativo será pelas ruas Campos Salles ou Anchieta.

LEIA TAMBÉM
‘Maio Amarelo’: blitz educativa orienta motoristas
Prefeitura alerta população para prevenção da dengue
Procon orienta consumidor para compras do Dia das Mães

Cemitérios estão preparados para reeber visitantes

Cemitérios estão preparados para reeber visitantes

Já a avenida Nelson Vilaça, em frente ao cemitério Nossa Senhora do Montenegro, será interditada em ambos os sentidos, nos trechos entre as ruas Leme e Embu. Haverá desvio alternativo pela Praça MMDC.

Pelo menos 30 vendedores ambulantes cadastrados pela Secretaria de Finanças estarão em frente aos dois cemitérios. “Preparamos uma estrutura para melhor atender todos que passarem pelo local neste final de semana. É a maneira de proporcionar mais conforto às famílias nesse momento”, comentou o superintendente adjunto do Serviço Funerário Municipal, Lázaro Aparecido da Silva Ribeiro.

Haverá celebração religiosa na capela do Cemitério Nossa Senhora do Desterro, domingo (10), às 9h30.

Mais interdições
A Setransp sinalizará ainda a região do cemitério Parque Dos Ipês. Serão proibidas as conversões à esquerda e retornos existentes na avenida Osmundo dos Santos Pellegrini, defronte ao portão principal do cemitério. Haverá desvio alternativo pelos próximos retornos existentes. O acesso pelo portão principal será proibido. Os condutores serão orientados a usar os portões laterais, tanto sábado (9) quanto domingo (10).

Dengue
Segundo Lázaro, quem passar pelos cemitérios municipais vai encontrar faixas relacionadas ao combate à dengue. “Apesar de focos do mosquito não terem sido encontrados em nenhum cemitério, todo cuidado é pouco. Estamos muito atentos com essa questão. Além de vistorias diárias feitas pelos funcionários, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses nos faz visitas frequentes.

Ele destaca que todos os visitantes serão orientados a colocar cimento em vasos com plantas artificiais. Já em plantas naturais, os vasos devem ter furos para a saída de água. Em túmulos nos quais há floreira fixa, existe um sistema de escoamento de água.

Como nos cemitérios vivem alguns gatos, todos monitorados pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema), há vários bebedouros. “Os funcionários fazem a troca e limpam os locais diariamente.”

Com relação a túmulos abertos, onde não há corpos sepultados, a superintendência está adaptando um sistema de bombeamento que fará a sucção da água. “Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses e a Vigilância Epidemiológica nos fazem visitas frequentes para avaliar a situação.”

Luana Dias
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/08/dia-das-maes-cemiterios-devem-receber-10-mil-visitantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original