Jundiaí participa da 13ª edição da Semana de Museus a partir de terça

Publicada em 15/05/2015 às 17:05

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, nesta segunda-feira (18), o Museu Solar do Barão, o Museu da Cia. Paulista e a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes participam da 13º Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, de terça (19) a domingo (24).

Só em 2014, 1.337 instituições, incluindo Jundiaí, realizaram mais de quatro mil ações sob o tema ‘Museus: coleções criam conexões’. A temática para 2015 é “Museus para uma sociedade sustentável”, escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM).

LEIA TAMBÉM
Grandes nomes da música marcam presença na Virada
Escola no Jardim Santa Gertrudes vai ter Oficina de Animação
Instituto Federal e Brasil Alfabetizado farão divulgação na Virada
Bumbo do Japi tem roda de samba com representante da ‘Tiririca’
‘Senhor Dodói’ faz apresentações gratuitas para escolas municipais

 Em 2014, Semana Nacional de Museus movimentou o Solar do Barão


Em 2014, Semana Nacional de Museus movimentou o Solar do Barão

O Solar do barão trará como programação especial uma série de ações com o tema água. A exposição “Três rios, uma paisagem: os rios Jundiaí, Guapeva e Córrego do Mato no patrimônio cultural da cidade”, será a principal abordagem, permanecerá exposta de terça (19) a 9 de setembro.

Segundo Shari Almeida, museóloga e mestre em conservação e restauro, a programação é repleta de atividades voltadas ao tema. “A partir da visão da ocupação de Jundiaí e de toda sua geografia, a exposição aborda o uso desses três rios no contexto histórico e sociocultural, com fotografias, textos e objetos provindos de uma parceria com a DAE”. As atividades também visam despertar a conscientização sobre o uso racional da água. “Será exibido um vídeo institucional da DAE sobre como as crianças veem a importância da água no dia a dia”, completa Shari.

Entre os objetos expostos, destaca-se um aquário com bagres jundiá, peixe que deu o nome à cidade de Jundiaí. Todos visitantes poderão votar em um nome para o mascote da exposição.

Edgar Aparecido Borges Junior, diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, ressaltou a importância da ação. “A Semana de Museus é um dos eventos mais importantes do ano que envolve temas trabalhados nos museus do mundo inteiro. Como a crise hídrica, a temática é muito persistente, vamos trabalhar com os três rios que foram fundamentais para a formação da cidade”, completou Edgar.

Outras atividades como a oficina “Patrimônio Natural de Jundiaí e o papel do Jardim Botânico na Conservação de Plantas”, voltada para professores da rede pública de ensino, serão na terça (19) e quarta (20), das 14h às 16h. Ainda na quarta-feira (20), das 19h às 22h, um cinedebate dentro da programação do curso “História do Cinema Brasileiro” com o filme “No paiz das Amazonas” de 1992, será exibido. Na quinta-feira (21) se repete a exibição cinematográfica das 14h às 17h, e às 19h30 acontece uma mesa-redonda com a temática, “Panorama dos recursos hídricos e da paisagem ambiental em Jundiaí”.

O Museu da Cia. Paulista trará uma rica programação para a Semana de Museus. Na terça (19), a exposição “Energia e Eletrificação” inaugura as ações no Complexo Fepasa, e permanece até a quarta (27). Também na terça (19), a feira com os artesãos do ‘Jundiaí Feito à mão’ abrilhanta a comemoração até sexta (22), das 9h às 17h. De quinta (21) e a sexta (22) ocorre a feira de orgânicos com o Sítio Macaene, das 8h30 às 12h.

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes traz a exposição “Do Casulo ao voo Livre” na terça (19), das 18h às 21h, em parceria com o Coletivo dos Profissionais de Saúde Mental de Jundiaí, para dupla comemoração junto a “Semana de Luta Antimanicomial”. Serão expostos trabalhos de pacientes das instituições de saúde mental do município. Completa a programação a exibição do filme “Si puo fare (Dá pra fazer)”, às 19h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/15/jundiai-participa-da-13a-edicao-da-semana-de-museus-a-partir-da-terca-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original