DAE e Ambev promovem ‘Caminhada pela Água’
Publicada em 19/05/2015 às 17:37Para dar início à Semana do Meio Ambiente, a DAE Jundiaí realiza, em parceria com a Ambev, a Caminhada pela Água no sábado (30), em uma propriedade rural no Caxambu. A intenção da iniciativa é chamar a atenção para os planos de conservação de mananciais em andamento na cidade.
O ponto de encontro será na portaria do Parque da Cidade, às 8h30 do sábado (30). O ônibus levará os participantes até bairro do Caxambu. Já na propriedade, o público participará de uma caminhada monitorada de aproximadamente dois quilômetros. Depois do percurso, as pessoas conhecerão a rotina de um produtor rural e ainda poderão plantar uma muda de árvore nas margens de uma nascente do rio Jundiaí-Mirim.
LEIA TAMBÉM
Encontro na DAE discute eventos hidrológicos extremos
3ª Caminhada do Procon Jundiaí está marcada para o domingo (31)
A caminhada é o primeiro passo dentro do estudo que a empresa realiza para firmar parceria com a DAE Jundiaí e levar o Projeto Bacias até a cidade.
O Projeto Bacias tem como missão auxiliar na conservação e na recuperação de microbacias, em que a Ambev mantém suas unidades produtivas de bebidas no território nacional. Por meio da iniciativa, a companhia já atua nas bacias dos rios Corumbá e Paranoá em Brasília e na Bacia PCJ – Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Jaguariúna).
Dentre os principais objetivos da parceria está a solução de problemas em torno do rio Jundiaí-Mirim como ausência de mata ciliar, assoreamento, construções irregulares, excesso de lixo no entorno e conservação das nascentes. Para isso, serão implantados projetos de recuperação, conservação e preservação do manancial.
“Estamos muito otimistas com o andamento do estudo para viabilizar o Projeto Bacias em Jundiaí e essa caminhada é uma oportunidade de conscientização da população”, afirma a gerente de relações socioambientais da Ambev, Simone Veltri.
O diretor-presidente da DAE, Jamil Yatim, lembra que a preservação de mananciais é uma causa de todos. “Será uma oportunidade de conhecer a vida do produtor rural e valorizar seu trabalho“, explica. “Mas será também o pontapé inicial de um grande projeto que visa recuperar todas as nascentes da bacia Jundiaí-Mirim.”
A participação no evento é gratuita e aberta ao público mas é necessária inscrição prévia, pelo email: caminhadaambev@daejundiai.com.br.
Recuperação de Nascentes
O projeto de recuperação de nascentes da DAE foi iniciado em 2013, quando foi realizado o cadastro dos proprietários ribeirinhos da Bacia do Rio Jundiaí-Mirim para a identificação das áreas degradadas em Área de Proteção Permanente (APP) e das nascentes da região.
A equipe da DAE percorreu 350 propriedades às margens do rio Jundiaí-Mirim e identificou problemas como ausência de mata ciliar, construções irregulares, assoreamento, excesso de lixo no entorno das nascentes e estado das nascentes. A partir dessas observações serão implantados projetos de recuperação, conservação e preservação de manancial.
Este trabalho proporcionará, daqui a cinco ou seis anos, aumento da produção de água do Rio Jundiaí Mirim e manutenção da qualidade.
Além deste projeto, há outros de recuperação de nascentes que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí em setores como a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.
“Temos uma prioridade direta no setor rural que já foi apontada pelo prefeito Pedro Bigardi em políticas como a recuperação da Festa da Uva e a criação do Programa de Subsídio ao Seguro Agrícola, entre muitos outros” explica, o secretário Marcos Brunholi. “Nesse tema dos mananciais, a questão está sendo direcionada para como iremos trabalhar a remuneração de serviços ambientais como a produção de água.”
Assessoria de Imprensa
-
30/11/2024
Inovação: sede da DAE Jundiaí ganhará uma usina fotovoltaica
-
28/11/2024
Tarifa Social: DAE Jundiaí debate nova lei federal
-
25/11/2024
DAE libera, de forma parcial, trânsito na rua Barão de Teffé
-
21/11/2024
No Mundo das Crianças, exposição “Olhares” chega em sua quarta edição