Barbatuques faz show ‘Tum Pá’ na Virada Jundiaí

Publicada em 24/05/2015 às 15:58

Usar o corpo como instrumento musical é a proposta essencial do Barbatuques, que se apresentou no final da manhã de domingo (24), no Teatro Polytheama, com público estimado em cerca de 800 pessoas, de todas as idades.

CONFIRA AS FOTOS DA VIRADA JUNDIAÍ 2015

MAIS VIRADA JUNDIAÍ
13 mil pessoas curtem shows da Virada Jundiaí
Virada Jundiaí: manhã de sábado agitada no Centro
O Teatro Mágico leva fãs ao delírio no Parque da Uva
Virada Jundiaí: Cia. de Dança Kahal conquista o público

Virada Jundiaí: ocupação Hip-Hop agita São Camilo com Rapper GOG

Grupo é reconhecido mundialmente por sua proposta inovadora de expressão musical

Grupo é reconhecido mundialmente por sua proposta inovadora de expressão musical

A forma inovadora de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair os sons do corpo possibilitaram, como sempre ocorre em suas apresentações, uma interação prazerosa com o público, que acompanhou os movimentos e cantou junto.

Heloísa Oliveira, diretora dos teatros, vibrou com a receptividade. “Esse retorno é o mais gratificante. E na Virada, com tantas atrações ao mesmo tempo, percebemos toda a energia positiva tanto de quem está trabalhando quanto dos que estão prestigiando”, comentou.

Entre o público marcaram presença famílias e também admiradores do trabalho do grupo Barbatuques. Thaís Abade e sua filha Mariana, de 7 anos, moradoras em Jundiaí, sempre participam de eventos culturais promovidos na cidade. “Eu faço questão de trazer a Mariana. É bom que tenha cada vez mais opções”, disse. Lilian Amaro, também de Jundiaí, compareceu com os dois filhos. “Conhecemos o Barbatuques pelos vídeos. O mais velho, de 3 anos, gosta muito de música”, afirmou a mãe.

Natan Lídio, morador em Várzea Paulista, é formado em Música e atua como professor na área. “Já conheço o trabalho deles, que é muito utilizado no ensino. Não podia perder essa oportunidade. Estou acompanhando a Virada e estive sábado (23) no show do Gog”, destacou o músico. Sua mãe, Zelinda Santana, também admiradora do Barbatuques, completou: “Gosto desses artistas que usam o corpo como percussão. É uma forma diferente de fazer música. Eu curto muito”.

Trajetória
O grupo é reconhecido e atuante tanto no meio artístico quanto educacional, com espetáculos musicais, álbuns, treinamentos e oficinas que já foram levados a mais de 20 países. A trajetória do Barbatuques contribuiu significativamente para a música corporal se tornar mais difundida mundialmente como uma estética contemporânea e uma importante ferramenta educacional.

Fundado em 1995, o grupo musical paulistano desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal através de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos.

Destaca-se por pesquisar e desenvolver uma linguagem pioneira de percussão corporal, com a expressão musical através dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano.

Cerca de 800 pessoas prestigiaram a apresentação do Barbatuques)

Cerca de 800 pessoas prestigiaram a apresentação do Barbatuques)

A partir de pesquisas e criações de Fernando Barba e de seu contato com o músico Stênio Mendes, o Barbatuques deu origem a diferentes técnicas de percussão corporal, percussão vocal, sapateado e improvisação musical, desenvolvidas em suas experiências coletivas e somadas à bagagem individual de seus componentes. Formado por 15 integrantes, percorre o Brasil e o exterior com uma agenda regular de shows e oficinas em empresas, escolas, fundações culturais, instituições educacionais e eventos.

Trabalhos e trilha sonora – O grupo possui três CDs lançados, o mais recente para o público infantil “Tum Pá” (2012), além de “Corpo do Som” (2002) e “O seguinte é esse” (2005). Há também o DVD “Corpo do Som ao Vivo” (2007) e “Tum Pá ao Vivo” (2014). Ao longo da carreira, foi contemplado com prêmios como o “Prêmio TIM de Música Brasileira”, como melhor grupo de MPB (2006).

Barbatuques está na trilha sonora da mega produção hollywoodiana de animação Rio 2, de Carlos Saldanha, com duas canções, especialmente criadas para o filme. Uma delas é a música “Beautiful Creatures”, composição de André Hosoi e Renato Epstein, com letra de Taura Stinson. No meio dela tem um rap cantado pelo ator Andy Garcia. A outra canção é “Don’t Go Away”, a música que Jade canta para ninar seus filhotes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/24/barbatuques-faz-show-tum-pa-na-virada-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original