Inscrições para Conferência Alimentar vão até esta quarta-feira (27)

Publicada em 26/05/2015 às 14:27

As inscrições online para os interessados em participar da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional se encerram nesta quarta-feira (27). Porém, ainda será possível se inscrever pessoalmente na abertura oficial do evento, na sexta-feira (29), ou no sábado (30), quando os grupos temáticos vão se reunir para debater temas. Nesses dias, a inscrição poderá ser feita somente antes da leitura do regimento.

Organizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Jundiaí (Consean), órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), a conferência vai debater o lema nacional “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”. Na etapa municipal, serão discutidas as políticas de valorização da agricultura local e também a busca pela nutrição saudável.

LEIA TAMBÉM
Coordenadoria realiza encontro sobre autismo
Semads discute lei federal sobre convênios com entidades

“A nossa expectativa é de que a conferência seja um momento ímpar e que registre a ação integrada para reforçar o conselho, especialmente com a Educação e a Saúde”, disse a secretária da Semads, Rita de Cássia Marchiore.

Inscrições online vão até esta quarta-feira (27)

Inscrições online vão até esta quarta-feira (27)

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, a conferência é uma oportunidade para debater diversos temas, que vão desde o desperdício, bancos de alimentos e a supersafra. “Todas as ações da secretaria são feitas com base na segurança alimentar, desde a conservação de solo, como o uso correto de agrotóxico, além da distribuição de alimentos”, explicou.

De acordo com Paulo de Tarso Hebling Meira, coordenador do Consea, no município há várias ações em segurança alimentar, mas que não estão integradas entre si. “Por isso, um dos nossos objetivos é a criação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), uma estrutura de governo que congrega os secretários para debater questões sobre o tema”, destacou.

A criação da Caisan e o fortalecimento do conselho são algumas das metas da conferência vistas pela referência técnica de nutrição da Secretaria de Saúde, Rita de Cássia de Francesco. Ter a câmara é uma condição para que Jundiaí faça parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). “Temos de aproveitar esse momento em que os gestores estão mais juntos e abertos em ouvir as ações do conselho”.

Programe-se
A conferência terá abertura oficial nesta sexta (29), a partir das 19h, com credenciamento e roda de conversa entre representantes da Semads, Agricultura, Abastecimento e Turismo, da Saúde e da Educação. No sábado (30), os grupos temáticos se reunirão das 8h às 12h30, no mesmo local, para debater os eixos ‘Comida de Verdade: Avanços e Obstáculos’; ‘Comida de Verdade: Estratégia para Conquista’ e ‘Sisan’ (Sistema Nacional de Segurança Alimentar). Nessa fase serão eleitos os delegados que participarão da etapa regional, marcada para 10 de junho, em Campinas.

O Complexo Argos está localizado na rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Kadija Rodrigues


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/26/inscricoes-para-conferencia-de-seguranca-alimentar-vao-ate-quarta-27/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original