Região do Corrupira debate Plano de Segurança e Cidadania

Publicada em 28/05/2015 às 17:28

Moradores da região do Corrupira debateram o Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania em audiência na noite dessa quarta-feira (27), na Emeb Profª Maria Angélica Lorençon. Eles conheceram os 10 desafios e as 35 metas previstas no Plano e deram sugestões e contribuições, que agora serão avaliadas e podem ser inseridas na proposta.

Técnico de projeto, Leandro Donizete Fontana mora há oito meses no bairro e fez questão de participar da audiência. Para ele, uma das expectativas é de que as ações sejam colocadas em prática o mais breve possível. “Esse modelo de administração, como está sendo feito pela Prefeitura de Jundiaí, deveria servir de exemplo para outros municípios, porque é muito importante ouvir quem realmente vivencia a realidade de cada bairro”, disse.

LEIA TAMBÉM
Aglomeração cobra monitoramento do Governo do Estado
GM de Jundiaí participa de Fórum de Tecnologia no Rio de Janeiro
Plano de Segurança e Cidadania é debatido na região do Engordadouro

Moradores conheceram o Plano de Segurança e Cidadania

Moradores conheceram o Plano de Segurança e Cidadania

Integrante da comissão da Associação de Moradores do Loteamento Santa Rosa, no Corrupira, Adão Ferreira Coutinho comemorou a oportunidade de ter um contato mais direto com a administração. “As nossas reivindicações nunca foram ouvidas antes”, destacou.

Participaram das discussões representantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Conseg e o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo.

Essencial
As audiências fazem parte do processo de implantação do plano, que tem como eixo condutor a integração entre as forças de segurança, administração pública e sociedade. Para que os moradores possam ter maior participação nos encontros, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) modificou as datas e as audiências serão às segundas e quartas-feiras.

Segundo José Carlos Pires, coordenador-executivo do GGIM, os encontros foram divididos por regiões, de acordo com a aproximação geográfica, para facilitar o deslocamento da população e também ouvir sugestões e contribuições dos moradores de todos os bairros de Jundiaí.

O próximo encontro será na segunda-feira (1), às 19h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jundiaí. A audiência pública será na quarta-feira (3), às 19h, na Emeb Profª Judith Almeida Curado Arruda, no Cidade Nova 1.

O plano
Constituído de 10 desafios e 35 metas, o plano prevê a ampliação do sistema de videomonitoramento em parceria com o Governo do Estado. Chamado de Muralha Virtual, o objetivo é de que as câmeras atendam não só Jundiaí, mas todas as cidades que fazem parte da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

Outra meta é a instalação da Delegacia da Polícia Federal em Jundiaí, assim como o Departamento de Polícia do Interior (Deinter) e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), ambos da Polícia Militar.

Além das metas já atingidas, como a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e Cidadania, e do Fundo Municipal, o plano ainda prevê a descentralização da Guarda Municipal, regulamentação dos vigilantes autônomos, entre outras.

Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/05/28/regiao-do-corrupira-debate-plano-de-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original