Congresso traz tecnologias de diversos países a Jundiaí

Publicada em 03/06/2015 às 17:02

Fornecedores de tecnologia de diversas partes do mundo estarão no 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos”, na terça (9) e quarta-feira (10), na sede de campo do Clube Jundiaiense. A organização é da Prefeitura de Jundiaí e Universidade de Braunschweig.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, os visitantes poderão conhecer e tirar dúvidas sobre tecnologias de ponta relacionadas à gestão de resíduos sólidos de países como Itália, Alemanha, Bélgica e Noruega. “Os expositores estarão aqui não apenas no conceito de feira, mas também para mostrar aos visitantes novas rotas tecnológicas. Além disso, eles vão esclarecer como encontrar soluções para problemas e novos desafios”, destaca o secretário.

LEIA TAMBÉM
Prefeito de cidade alemã visita Jundiaí
Estrutura do Geresol é apresentada a vereadores
Jundiaí marca Dia Mundial do Meio Ambiente com eventos
Congresso Brasil-Alemanha: evento traz especialistas a Jundiaí

Congresso contará com fornecedores de tecnologia de todo o mundo

Congresso contará com fornecedores de tecnologia de todo o mundo

Segundo o ele, o evento já é sucesso e superou 600 inscritos. “Entre os confirmados, estão autoridades, especialistas, estudantes e representantes de mais de 200 prefeituras, interessadas em conhecer o trabalho realizado em Jundiaí e no mundo.”

O titular da pasta chama a atenção pelo fato de o Congresso ser realizado na cidade na semana em que se celebra o Dia do Meio Ambiente (5 de junho). “Para nós, é uma honra poder discutir esse tema em um momento como esse. A expectativa é de que tanto nós, quanto todos os participantes, saiam de Jundiaí com novas ideias e mais conhecimento.”

Ele frisa ainda que está otimista com os frutos que o Congresso vai proporcionar para a sociedade. “A expectativa para a discussão é positiva.”

Os debates do congresso abrangem desde as tecnologias na forma de fermentação, compostagem, reciclagem e recuperação energética até o fornecimento de informações, a assessoria na introdução de uma gestão sustentável de resíduos e, ainda, a engenharia e conteúdo científico, bem como os aspectos relevantes para implementação dos projetos, tais como o financiamento, o licenciamento ambiental, o monitoramento, entre outros aspectos do mercado.

Aguinaldo Leite, que será um dos palestrantes, conta que mostrará os avanços em Jundiaí, principalmente com relação à triagem e tratamento da fração orgânica, projeto I-Nopa e parceria com a Alemanha. Na ocasião, o secretário lançará o livro “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos – Transferência de experiências entre a Alemanha e o Brasil”, realizado em parceria com Klaus Fricke, Christiane Pereira e Marius Bagnati.

O evento tem apoio da Prefeitura de Florianópolis (SC), Cooperação Alemã, PUC Rio de Janeiro, Creed Brasil e Terra Melhor.

Serviço
Haverá praça de alimentação no local e estacionamento gratuito. O Clube de Campo do Clube Jundiaiense fica na rodovia Vereador Geraldo Dias, km 70,4, Parque Centenário.

Luana Dias
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/03/congresso-traz-tecnologias-de-diversos-paises-a-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original