3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha tem início

Publicada em 09/06/2015 às 18:21

Jundiaí avança a passos largos no tratamento de resíduos sólidos. E essa caminhada, com longo trajeto pela frente, ganhou nesta terça-feira (9) novos aliados durante a abertura do 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”. Um termo de cooperação técnica foi assinado entre o município e as cidades de Votuporanga, Florianópolis e o consórcio alemão GFA.

O documento garante a transferência de conhecimento para a aplicação de tecnologia para que a gestão de resíduos nos municípios envolvidos seja sucesso, sem onerá-los. Todos os estudos realizados em Jundiaí nos testes dos equipamentos recém-chegados para tratamento de resíduos orgânicos serão compartilhados. Além disso, o laboratório preparado no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para análises dos compostos ficarão à disposição para estudos.

MAIS CONGRESSO
Resíduos Sólidos: Aguinaldo Leite conta experiência de Jundiaí
Congresso aponta desafios de governo, empresas e comunidade

O prefeito Pedro Bigardi fez a assinatura do termo de cooperação

O prefeito Pedro Bigardi fez a assinatura do termo de cooperação

“Jundiaí está se aprofundando nas técnicas para o tratamento desse material e passa a ser uma referência nacional na busca de alternativas a curto e médio prazo. A parceria será uma oportunidade única de troca de experiências e informações. Para nós, é uma alegria não apenas sediar um evento desse porte, como seguir com essa discussão por meio da cooperação”, comentou o prefeito Pedro Bigardi.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, agradeceu o empenho e apoio de Bigardi em todas as questões relacionadas à gestão dos resíduos sólidos no município e frisou a relevância da cooperação. “Estamos testando tecnologias e queremos compartilhar essas experiências. Quando o assunto é resíduo sólido, não adianta pensar de forma isolada. É preciso expandir conhecimento para que possamos chegar a uma solução boa para todos. Esse é um dos nossos desafios.

Para o engenheiro Hubert Ringe, diretor da autarquia GFA, da região de Lüneburg, e prefeito da cidade de Deutsch Evern, da Alemanha, a cooperação é a chance de multiplicar informação. “Temos o interesse de investir e trazer as práticas já consagradas da Alemanha para o Brasil. Estamos convictos de que teremos bons resultados diante do empenho demonstrado por Jundiaí e demais cidades.”

O professor doutor Klaus Fricke, diretor do departamento de resíduos e recursos naturais da Universidade Técnica de Braunschweig e presidente do Centro de Pesquisa, Educação e Resíduos Urbanos (Creed), destacou que toda parceria em prol do conhecimento é válida. “A proteção dos recursos e do clima não tem nada a ver com limites e fronteiras. Por isso, queremos e temos que cooperar com outros países.”

Representando ao Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), órgão que cuida da gestão dos resíduos em Florianópolis, o diretor presidente Mariys Bagnati, ressaltou que a parceria é inovadora. Já o secretário de meio ambiente da Prefeitura de Votuporanga, Luiz Gustavo Gallo, falou da semelhança entre a vontade de cada cidade em tratar de maneira adequada esse material. “Somos municípios de perfis e populações diferentes. No entanto, temos o objetivo de buscar tecnologia e conhecimento para uma solução em comum.”

Participação
Participaram da abertura do congresso diversos secretários, coordenadores e diretores do governo municipal, além do vice-prefeito Durval Orlato. Também integraram a mesa durante a solenidade de abertura, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra Parra, o diretor titular do Ciesp Jundiaí, Mauritius Reiski, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Cereser, e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastado. Os vereadores Gerson Sartori, José Dias, Márcio Pentecostes, Marilena Negro e Leandro Palmarini estiveram presentes.

O congresso
Com mais de 600 inscritos, o Congresso Técnico prossegue nesta quarta-feira (10), na sede de campo do Clube Jundiaiense, com programação repleta de palestras a partir das 9h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O prefeito comentou a relevância do congresso e da parceria com os demais municípios

O prefeito comentou a relevância do congresso e da parceria com os demais municípios

Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/09/3o-congresso-brasil-alemanha-sobre-residuos-solidos-tem-inicio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original