Resíduos Sólidos: Aguinaldo Leite conta experiência de Jundiaí

Publicada em 09/06/2015 às 18:51

Todo o avanço de Jundiaí ao longo dos últimos dois anos no que se refere à gestão de resíduos sólidos foi apresentado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, durante o 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira (9), na sede de campo do Clube Jundiaiense.

O evento prossegue nesta quarta-feira (10), a partir das 9h. O secretário ministrou a palestra I-Nopa Jundiaí: Sinergia entre mercado e academia para gestão sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos. “Em 2013, iniciamos uma trajetória pela busca do conhecimento diante do desafio de entender o que fazer com os nossos resíduos e como fazer.”

MAIS CONGRESSO BRASIL-ALEMANHA
3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha tem início
Congresso aponta desafios de governo, empresas e comunidade

Aguinaldo Leite palestrou sobre o projeto I-Nopa

Aguinaldo Leite palestrou sobre o projeto I-Nopa

Entre os anos de 2013 e 2014, houve a cooperação Brasil-Alemanha, que marcou os primeiros passos do município na busca pelo conhecimento, com a parceria entre Jundiaí e a Universidade de Braunschweig, da Alemanha. “Em seguida veio o I-Nopa. Apresentamos Jundiaí como um objeto de estudo e novos desafios vieram.”

Por meio do projeto, foi necessário realizar um amplo estudo para diagnosticar o tipo de resíduo da cidade, as características, tratamento adequado e qualidade do subproduto e mercado de consumo. Atualmente, Jundiaí está testando um equipamento chamado Leira no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). Em operação há 14 dias, a tecnologia alemã realiza testes com galhos e restos de feira. O processo todo, até que o composto seja gerado, leva 21 dias. Depois desse período, uma análise química e biológica será feita no laboratório que está sendo montado para avaliar a qualidade do material gerado.

No Brasil, Jundiaí é um município pioneiro no uso das leiras. No Mundo, há em 22 países 80 unidades desse equipamento. Aguinaldo destacou ainda que, até o final dessa semana, também entra em operação o contêiner, que também será usado para o tratamento de matéria orgânica. Ele será montado nos próximos dias e, em breve, passará a operar. A tecnologia é do consórcio GFA, da região de Lüneberg, da Alemanha, que durante o Congresso assinou um termo de cooperação com Jundiaí, Votuporanga e Florianópolis.

O secretário frisou durante a palestra que todo o trabalho tem ocorrido com total envolvimento dos servidores da pasta. Além disso, destacou que um amplo trabalho de valorização de funcionários que lidam diretamente com os resíduos tem sido realizado cotidianamente. “Temos trabalhado para qualificar essas pessoas e mostrar a elas que todas são agentes ambientais e devem se orgulhar da profissão que têm.”

Sobre qualificação, Aguinaldo destacou ainda que, entre feiras, treinamentos e seminários, mais de 1.100 pessoas foram capacitadas ao longo dos últimos dois anos. “Com esse terceiro Congresso, com mas de 600 inscritos, vamos aumentar esse número. E o mais bacana é que todas essas pessoas são potenciais multiplicadoras de conhecimento.”

Assim como a palestra de Aguinaldo Leite, as demais discussões do Congresso estarão disponíveis nos próximos dias no site do Congresso.

Livro
Aguinaldo Leite lançou no Congresso o livro “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos – Transferência de experiências entre a Alemanha e o Brasil”, em parceria com Klaus Fricke, Christiane Pereira e Marius Bagnati.

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/09/residuos-solidos-aguinaldo-leite-conta-experiencia-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original