Congresso é encerrado com aprendizado e novos desafios

Publicada em 10/06/2015 às 19:30

O 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos” foi encerrado nesta quarta-feira (10) após dois dias de aprendizado e discussão sobre os novos desafios relacionados ao tema. O evento foi realizado na sede de campo do Clube Jundiaiense e contou com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Foram cerca de 30 palestras, com profissionais do Brasil e de diversos países, além de mais de 600 inscritos. “Conseguimos reunir aqui os grandes atores da questão de gestão sustentável de resíduos, entre eles agentes públicos e políticos, operadores da iniciativa privada, indústrias, órgãos de licenciamento ambiental, além de profissionais e estudantes da área”, comentou o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

CONFIRA AS FOTOS

MAIS CONGRESSO
Mais de 200 municípios participam do Congresso

Evento foi encerrado nesta quarta após cerca de 30 palestra

Evento foi encerrado nesta quarta após cerca de 30 palestra

Ele destacou que Jundiaí está trilhando um bom caminho e dessa vez conseguiu levar aos presentes não apenas projetos, mas ações que já estão ocorrendo na prática, como a instalação de novas tecnologias para o tratamento de resíduos orgânicos no Centro de Gerenciamento de Resíduos (Geresol) e implantação de um laboratório no local. “É um bom caminho sem volta e os resultados virão com o tempo. O nosso desafio é tornar o tratamento de resíduos uma política pública que seja compartilhada com outros municípios brasileiros.”

O prefeito Pedro Bigardi, que acompanhou o segundo dia de evento, destacou que o Congresso conseguiu projetar soluções a curto, médio e longo prazos para cada município participante que esteve no local em busca de conhecimento. “Jundiaí sediou esse debate, que ficará para a história. Tenho certeza que daqui sairão novas ideias e importantes projetos.”

Com relação ao trabalho que tem sido realizado na cidade, ele comentou que o município está no caminho certo para o futuro. “Acredito que Jundiaí, em pouco tempo, terá uma solução limpa e ambientalmente correta para o tratamento dos resíduos.”

Já o doutor Klaus Fricke, diretor do departamento de resíduos e recursos naturais da Universidade de Braunschweig e presidente do Centro de Pesquisa, Educação e Aplicação em Resíduos (CREED) falou alegria na parceria com Jundiaí por meio do projeto I-Nopa e do Congresso. “Comparando o cenário atual com o encontrado há cerca de três anos, houve uma mudança de paradigmas. Muita coisa aconteceu em Jundiaí e em todo o Brasil. Há um engajamento do município. É uma nova fase, como a Alemanha viveu na década de 1990.”

Para ele, em um médio espaço de tempo, não só Jundiaí como outros municípios brasileiros devem começar a tratar da maneira adequada seus resíduos. “Dessa forma, também o país também cuidará do meio ambiente e do clima e garante seus recursos para o futuro.”

A engenheira e advogada Christiane Pereira, coordenadora no Brasil do Departamento de Resíduos e Recursos Naturais da Universidade de Braunschweig e presidente do CREED enfatizou a presença do público. “É um privilégio perceber neste 3º Congresso o interesse e a busca por conhecimento desse público.”

Prefeito prestigiou palestras no encerramento do Congresso

Prefeito prestigiou palestras no encerramento do Congresso

Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/10/congresso-e-encerrado-com-aprendizado-e-novos-desafios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original