Mais de 200 municípios participam do Congresso

Publicada em 10/06/2015 às 15:47

Profissionais e representantes de mais de 200 municípios brasileiros, entre poder público e iniciativa privada, participaram do 3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos”, realizado na sede de campo do Clube Jundiaiense pela Prefeitura de Jundiaí e Universidade Técnica de Braunschweig. O evento será encerrado nesta quarta-feira (10) e tem programação de palestras até as 17h.

Entre os participantes estava o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo (Amlurb), responsável pela limpeza pública da capital paulista, José Antônio Bacchin, ex-prefeito de Sumaré.

MAIS CONGRESSO
3º Congresso Técnico Brasil-Alemanha tem início
Resíduos Sólidos: Aguinaldo Leite conta experiência de Jundiaí
Congresso aponta desafios de governo, empresas e comunidade

Palestras de alto nível, como do professor doutor Klaus Fricke, atraíram diversos municípios

Palestras de alto nível, como do professor doutor Klaus Fricke, atraíram diversos municípios

Além de elogiar a estrutura do evento, Bacchin frisou a importância dessa discussão no Brasil. “Desde que a Política Nacional de Resíduos Sólidos se tornou lei, os municípios estão trabalhando para se adequar à realidade. Todos estão procurando soluções para minimizar a quantia de resíduos que vai para os aterros. O congresso é a chance de atualização e novos conhecimentos.”

Ele explicou ainda que a capital tem se espelhado em Jundiaí para implantar o sistema de controle de resíduos sólidos da construção civil. “Estamos instalando o sistema em São Paulo e, como a experiência do município é bem-sucedida, serviu de parâmetro.”

Também marcou presença José Carlos Oecksler, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Blumenau (SC). Ele esteve nas edições anteriores do Congresso, a primeira em Jundiaí e a segunda em Florianópolis, e fez questão de vir novamente. “Gostei muito do conteúdo discutido nos anos anteriores e dessa vez não foi diferente. Jundiaí está um passo a frente no tratamento dos resíduos sólidos, principalmente da construção civil. A cidade tem um protagonismo e pioneirismo nesta questão e nada mais justo que prestigiar um Congresso realizado em uma cidade assim.”

Já a empresária Marília Hidalgo, de Campinas, esteve no evento pela primeira vez. Ela está montando uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil em Várzea Paulista e foi ao Congresso para buscar conhecimento. “Estou muito satisfeita e feliz com as discussões apresentadas. São palestrantes de alto gabarito e o conteúdo é excelente. É a oportunidade de aprender e trocar experiências com quem entende do tema.”

Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, a participação de tantos municípios é a prova da relevância da discussão. “Todos os municípios querem saber mais sobre o tema e conhecer as novas tecnologias. Esse interesse vem do fato de essas cidades buscarem a melhor forma de fazer o tratamento dos resíduos.”

Ele conta que a vinda desses visitantes é um importante intercâmbio para todos. “As cidades têm mostrado como estão lidando com os desafios relacionados ao tratamento dos resíduos e nós trouxemos, entre tantos palestrantes, profissionais da Europa, que seguem na vanguarda quando esse é o assunto.”

Palestras
O segundo e último dia de Congresso contou com discussões que abordaram tecnologias para tratamento dos resíduos, linhas de financiamento, licenciamento ambiental, desafios, entre outros temas.

Luana Dias
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/10/mais-de-200-municipios-participam-do-congresso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original