Prefeito conhece tecnologias alemãs no Geresol
Publicada em 11/06/2015 às 16:02O prefeito Pedro Bigardi, acompanhado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, realizou nesta quinta-feira (11) uma visita técnica ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para conhecer a leira e o contêiner, tecnologias da Alemanha, que estão em fase de teste para compostagem de resíduos no local.
O prefeito ficou impressionado com a capacidade e qualidade dos equipamentos. “São algumas das técnicas mais avançadas e modernas do mundo. Tecnologias limpas, sem cheiro. Ambas estão sendo testadas e tenho certeza de que, em pouco tempo, teremos uma solução para o tratamento mais adequado dos resíduos em Jundiaí.”
LEIA TAMBÉM
Alemães se encantam com a Serra do Japi
Mais de 200 municípios participam do Congresso
Congresso é encerrado com aprendizado e novos desafios
Bigardi recebeu informações dos responsáveis pelas tecnologias. Franz Vogel, proprietário da empresa UTV, e o representante da empresa no Brasil, Marco Aurélio Salvaro Souza, falaram sobre a leira, em operação desde 22 de maio. Os primeiros testes estão sendo feitos com restos de galhos, poda e feira. Todo o sistema funciona via wireless e um software gerencia em tempo real.
De acordo com eles, a primeira amostra desse material será retirada do equipamento em uma semana, para que análises sejam realizadas no laboratório do Geresol para avaliar a qualidade desse composto.
O engenheiro sanitarista, prefeito de Deutsch Evern, na Alemanha, e diretor da autarquia GFA, Hubert Ringe, e o também engenheiro e representante da GFA, Jörn Isemberg, falaram ao prefeito sobre o funcionamento do contêiner. A tecnologia será montada a partir desta sexta (12) no Geresol e os testes já começam no sábado (13).
Assim como na leira, é possível tratar material orgânico. O equipamento recebe também fração mista, que será usada nos primeiros testes. Os resultados saem em duas semanas.
Ambos equipamentos serão testados por um período de seis meses, com todo o respaldo das duas responsáveis pelas tecnologias, dentro do projeto I-NoPa, parceria entre Jundiaí e Alemanha. “São dois processos diferentes, que podem tratar as mesmas frações. Cada um é eficiente à sua maneira. Estamos felizes em poder realizar esses testes e ao mesmo tempo aprender ainda mais sobre o tratamento dos resíduos.”
Ele comenta que após os testes e comprovada a qualidade do produtos, a ideia é incentivar o uso desse material por agricultores da cidade.
Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/05/2024
Prefeito destaca economia forte de Jundiaí na abertura da Feira de Panificação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original