Prefeito conhece tecnologias alemãs no Geresol

Publicada em 11/06/2015 às 16:02

O prefeito Pedro Bigardi, acompanhado pelo secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, realizou nesta quinta-feira (11) uma visita técnica ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) para conhecer a leira e o contêiner, tecnologias da Alemanha, que estão em fase de teste para compostagem de resíduos no local.

O prefeito ficou impressionado com a capacidade e qualidade dos equipamentos. “São algumas das técnicas mais avançadas e modernas do mundo. Tecnologias limpas, sem cheiro. Ambas estão sendo testadas e tenho certeza de que, em pouco tempo, teremos uma solução para o tratamento mais adequado dos resíduos em Jundiaí.”

CONFIRA AS FOTOS DO CONGRESSO

LEIA TAMBÉM
Alemães se encantam com a Serra do Japi
Mais de 200 municípios participam do Congresso
Congresso é encerrado com aprendizado e novos desafios

Equipamentos estão em fase de testes no Geresol. Prefeito esteve no local nesta quinta (11)

Equipamentos estão em fase de testes no Geresol. Prefeito esteve no local nesta quinta (11)

Bigardi recebeu informações dos responsáveis pelas tecnologias. Franz Vogel, proprietário da empresa UTV, e o representante da empresa no Brasil, Marco Aurélio Salvaro Souza, falaram sobre a leira, em operação desde 22 de maio. Os primeiros testes estão sendo feitos com restos de galhos, poda e feira. Todo o sistema funciona via wireless e um software gerencia em tempo real.

De acordo com eles, a primeira amostra desse material será retirada do equipamento em uma semana, para que análises sejam realizadas no laboratório do Geresol para avaliar a qualidade desse composto.

O engenheiro sanitarista, prefeito de Deutsch Evern, na Alemanha, e diretor da autarquia GFA, Hubert Ringe, e o também engenheiro e representante da GFA, Jörn Isemberg, falaram ao prefeito sobre o funcionamento do contêiner. A tecnologia será montada a partir desta sexta (12) no Geresol e os testes já começam no sábado (13).

Assim como na leira, é possível tratar material orgânico. O equipamento recebe também fração mista, que será usada nos primeiros testes. Os resultados saem em duas semanas.

Ambos equipamentos serão testados por um período de seis meses, com todo o respaldo das duas responsáveis pelas tecnologias, dentro do projeto I-NoPa, parceria entre Jundiaí e Alemanha. “São dois processos diferentes, que podem tratar as mesmas frações. Cada um é eficiente à sua maneira. Estamos felizes em poder realizar esses testes e ao mesmo tempo aprender ainda mais sobre o tratamento dos resíduos.”

Ele comenta que após os testes e comprovada a qualidade do produtos, a ideia é incentivar o uso desse material por agricultores da cidade.

Estrutura do Centro de Gerenciamento foo apresentada

Estrutura do Centro de Gerenciamento foo apresentada

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/06/11/prefeito-conhece-tecnologias-alemas-no-geresol/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original