MAIS PREFEITURA EM AÇÃO: Centro das Artes vai ser reformado

Publicada em 17/07/2015 às 16:36

Um espaço exclusivamente destinado às manifestações artísticas com total acessibilidade e respeito ao patrimônio histórico da cidade. Este é o conceito do Novo Centro das Artes, apresentado ao público na noite desta quinta-feira (16), no próprio local, com a presença do prefeito Pedro Bigardi, dos secretários de Cultura, Tércio Marinho; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti; e de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior. A atividade fez parte do Prefeitura em Ação, que esta semana percorreu as principais obras da região central.

Entre as novidades do renovado centro cultural estarão o surgimento de novas salas de ensaios e um miniteatro, além da acessibilidade total por plataformas elevatórias.

CONFIRA AS FOTOS DO PREFEITURA EM AÇÃO NA REGIÃO CENTRAL

MAIS CENTRO DAS ARTES
Centro das Artes alia acessibilidade e preservação

Prefeito destacou a importância da obra para a classe artística e população

Prefeito destacou a importância da obra para a classe artística e população

O momento foi marcado por apresentações de qualidade do saxofonista Giuliano Neri e de grupos formatados especialmente para a ocasião pela Companhia Municipal de Dança e pela Companhia Municipal de Teatro.

O projeto, desenvolvido em parceria com as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Cultura, contempla, além das novas salas, uma praça interna coberta, uma cafeteria e uma reforma completa da Sala Glória Rocha, de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

A obra também integra o Plano de Revitalização do Centro ao lado do projeto Urbanismo Caminhável, da recuperação das praças, da implantação da base da Guarda Municipal, do projeto Ponte Torta, do projeto do Escadão e Parque Linear do Guapeva e da Casa das Letras, entre outras ações, como meta do governo Pedro Bigardi.

Em fase final de licitação, a reforma do Centro das Artes tem investimento de R$ 3 milhões e deve ser iniciada em agosto com previsão de execução de oito meses. O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância da obra para a classe artística e população. “Este é um dos momentos mais importantes da semana (dentro do Prefeitura em Ação da região central), pois retoma esta obra que tem valor histórico para a cidade. Eu mesmo, como muitos de nós vivi grandes momentos neste local”, afirmou.

Bigardi ainda disse que, quando assumiu, existia um projeto de reforma parcial do telhado, que não era viável e depois ampliado para a acessibilidade da Sala Glória Rocha. “Reconstruímos o projeto, respeitando o patrimônio, a acessibilidade e as demandas dos artistas da cidade, passando novamente por todas as etapas necessárias para sua aprovação. A intenção é resgatar este espaço, para que retorne à sua vocação inicial que é artística e cultural”, ressaltou.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, falou do desejo da cidade de ter de volta o Centro das Artes como espaço cultural. “Com a reforma, o prédio volta a ser um espaço de valorização das artes e do patrimônio, que é sua função de destino dentro da área central. Como artista, fico feliz com o anúncio da reforma, sei o que isso representa para o nosso ofício e que, na gestão Bigardi, vem sendo valorizada”, disse.

Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara, o projeto resolve as questões da acessibilidade, de segurança e atende às necessidades da classe artística. “Para construir o projeto, houve inúmeras reuniões com artistas e com os Conselhos da Pessoa com Deficiência e do Patrimônio Cultural”, lembrou.

Além de espaço cultural, o Centro das Artes ocupa o imóvel onde funcionou o antigo Mercado Municipal e que abrigou a primeira Festa da Uva, em 1934.

 Evento contou com apresentação da Cia. de Dança de Jundiaí


Evento contou com apresentação da Cia. de Dança de Jundiaí

O secretário de Obras, José Roberto Aprillanti Júnior, frisou o empenho das secretarias envolvidas no projeto. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido há um tempo com muito amor e carinho juntamente com as secretarias de Planejamento e Cultura e que agora vai se tornar realidade”, disse.

A notícia da reforma foi bem recebida pela classe artística, que aprovou o projeto e a forma de apresentação. A atriz Carol Úngaro afirmou que gostou do projeto. “Já tinha visto no Conselho de Cultura, achei muito bom e fiquei feliz com a forma como o projeto foi apresentado à população”.

O ator André Farias também aprovou. “O projeto é lindo, engloba todas as linguagens culturais. A cidade estava precisando de um espaço como este, amplo, confortável e acessível que atenda as necessidades dos artistas e do público”, afirmou.

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/17/mais-prefeitura-em-acao-centro-das-artes-e-reformado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original