Fumas e Defensoria visitam núcleos de submoradia
Publicada em 24/07/2015 às 15:30O superintendente da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Waldemar Foelkel, acompanhado da equipe técnica do órgão, recebeu representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (24). Com objetivo de apresentar as realizações da Fumas nos núcleos de submoradia, o grupo passou pelos bairros Jardim São Camilo, Retentém e Jardim Santa Gertrudes.
LEIA TAMBÉM
Fumas marca presença na 12ª Feiccad
Fumas discute Plano de Habitação com Conselho do Idoso
“Convidamos também para as visitas juízes que julgam causas de habitação e o Ministério Público. Queremos apresentar o trabalho da Fumas e que eles conheçam a realidade dos núcleos”, explicou Foelkel.
No Jardim São Camilo o grupo conheceu o projeto de reurbanização do bairro, além das obras das 400 unidades habitacionais, na avenida Giustiniano Borin. Vão ocupar o local 100 famílias que saíram do bairro e hoje vivem com o auxílio-aluguel em outros bairros da cidade e ainda outras 300 que sairão de suas casas por conta do novo sistema viário a ser implantado em breve.
Já no Retentém, um loteamento irregular de baixa renda onde vivem aproximadamente 100 famílias, a equipe conheceu o projeto que a Fumas assumiu. “Esse é um bairro que precisa ainda de infraestrutura e não apenas melhoria na questão de habitação. A Fumas iniciou um trabalho aqui junto com outras secretarias”, explicou a assessora de Habitação Social, Tatiana Reis Pimenta.
Por último, visitaram a área verde no Jardim Santa Gertrudes, onde vivem mais de 100 famílias também auxiliadas pela Fumas na questão habitacional, atendimento familiar e por meio do programa de suplementação alimentar.
Defensoria
A instituição fornece aos cidadãos necessitados a orientação jurídica e promove a igualdade dos direitos humanos, além da defesa judicial dos direitos individuais e coletivos.
De acordo com coordenador regional da Defensoria Pública, Fábio Jacyntho Sorge, as visitas servem como forma de conhecimento das ações da Fumas, além de análise das demandas da comunidade. “Vemos o quanto a Fumas está avançando e o quanto ainda há para fazer. Além desse intercâmbio da Defensoria com a Fundação, auxiliamos na negociação com a população”, disse.
Também estiveram presentes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a coordenadora do Centro de Atendimento Multidisciplinar, Rosely Galvão, psicóloga, Ariane Goim Rios e assistente social, Lorena Laíza Veiga Silva.
Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
-
13/06/2024
Biblioteca comunitária recebe doação de livros e será aberta ainda em junho no Jardim Fepasa
-
08/06/2024
Emoção marca a entrega de 340 escrituras no Jardim Novo Horizonte
Baixe as fotos desta notícia na resolução original