Mais 60 guardas vão reforçar efetivo da GM Jundiaí

Publicada em 30/07/2015 às 16:10

A Guarda Municipal vai ganhar o reforço de mais 60 oficiais nos próximos meses. A convocação dos candidatos para preencher novas vagas foi divulgada na edição 4076, desta quarta-feira (29), da Imprensa Oficial (ver páginas 85 e 86).

A relação de 50 homens e 10 mulheres, já com a cota destinada a afrodescendentes incluída, é referente aos aprovados no concurso de 2013. Outros 68 aprovados no mesmo concursos já haviam sido chamados, passaram por todas as fases preparatórias e já integram as divisões da GM.

LEIA TAMBÉM
Segurança é ponto alto no Encontro de Motociclistas
Guarda Municipal usa ‘Big Brother’ para brecar ladrões
Defesa Civil dá apoio à GM em curso na Fazenda Ermida
Curso da Guarda Municipal ensina noções de combate a incêndios

Curso de capacitação para novos GMs começa em breve

Curso de capacitação para novos GMs começa em breve

O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, explica que a chegada de novos oficiais é de suma importância. “Nosso foco é sempre a segurança da população. Graças ao trabalho conjunto desenvolvido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) baixamos os índices de violência em Jundiaí nos últimos dois anos e meio. Com o reforço de mais agentes teremos condições de fazer que esses índices caiam ainda mais”, diz Ferraz.

O efetivo atual da GM é de 365 oficiais. Em 2011, por exemplo, era 240. “Com mais 60 homens vamos chegar a um número excelente e manter a corporação como referência não só na região e Estado, como também no País”, comenta Ferraz.

Preparação
Os candidatos convocados têm o prazo de 5 dias (de 3 a 7 de agosto) para se apresentar com a documentação exigida. Quem não comparecer no período estipulado vai ser considerado desistente. Todos devem ir à sede da GM, no Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, 1.600, portão da Secretaria de Transportes (Setransp), no Centro.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, após a entrega da documentação, os candidatos passarão por exame médico, que inclui testes psicológicos, psicotécnicos e uma investigação social.

Após a etapa de avaliação, os aprovados iniciam um curso de 800 horas, que pode chegar a três meses. “São aulas teóricas, práticas, além do estágio obrigatório oferecido pela Guarda Municipal”, conta Ferraz.

O comandante da GM comenta que a fase de preparação do candidato atende todos os quesitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, com a aplicação de disciplinas teóricas, como direito penal, legislação ambiental, direitos humanos, entre outras. As aulas práticas de tiro, condicionamento físico, defesa pessoal também são ministradas durante a fase de preparação.

Segundo o comandante, é na fase de treinamento que se conhece o perfil de cada candidato, que o indicará para qual das divisões da Guarda será designado. Entre as mais procuradas estão a Florestal, Canil e Apoio Tático.

A parceria feita com a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) permitirá que as aulas teóricas sejam feitas na sede da faculdade. Aulas de educação física acontecerão nas pistas anexas ao Conjunto Poliesportivo Nicolino de Lucca, o Bolão.

Ivan Lopes
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/07/30/mais-60-homens-vao-reforcar-efetivo-da-guarda-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original