CEREST faz parceria com a Associação Comercial Empresarial

Publicada em 06/08/2015 às 17:41
Jesus e Régis durante encontro que selou a parceria

Jesus e Reges durante encontro que selou a parceria

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), ligado à diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, firmou, nesta quinta-feira (6), parceria com a Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí. Dentre os benefícios mútuos esperados pela parceria, o destaque principal fica por conta da cessão do auditório da sede patronal para a realização do Treinamento de Prevenção de Acidentes no Comércio (TPAC), ministrado pelo CEREST.

De acordo com o gerente do CEREST, Jesus dos Santos, o serviço planeja treinar cerca de 15 mil comerciários até o final deste ano e, para isso, há a necessidade de aumentar o número de participantes por turma. “Desde o último mês de março, temos realizado o TPAC para duas turmas por dia, com 30 participantes em cada uma delas, em nosso auditório. Com a utilização do auditório da ACE, a partir de agora, vamos praticamente triplicar nossa capacidade, além da estratégia que já temos em realizar algumas turmas extras, na modalidade ‘in company’, ou seja, nos próprios estabelecimentos comerciais, que também oferecem suas instalações”, disse Santos.

LEIA TAMBÉM
Gerente do CEREST faz palestra em São Paulo
FMJ debate atendimento de saúde à pessoa com deficiência
Feira do Emprego 2015 oferece centenas de vagas em Jundiaí e região
Mesa-redonda discute cuidados da primeiríssima infância no Polytheama

O gerente explica que a parceria, de iniciativa do presidente da ACE, Reges Donatti Filho, chega de forma muito importante, já que mostra que todos têm seu papel a desempenhar na luta contra os acidentes e doenças do trabalho. “Estamos muito felizes com essa importante parceria, porque, por ela, vemos que os comerciantes também têm interesse em lutar contra os infortúnios do trabalho. Já temos a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio (Sincomerciários), também de iniciativa de seu presidente Milton Araújo, que tem contribuído sobremaneira com essa ação. E, a partir de agora, estamos todos juntos: CEREST, trabalhadores e patrões”, finalizou Santos.

Boa para todos
Donatti Filho também ressaltou a importância da parceria, dizendo que ela não deve se restringir ao treinamento. “É de fundamental importância esta parceria que firmamos agora. A prevenção de acidentes é boa, não só para os trabalhadores, que têm preservada a sua saúde, mas também para os comerciantes, que ficam livres da perda temporária de mão de obra, de penalidades administrativas e de consequências judiciais trabalhistas. E estamos firmando parceria, não só para o TPAC. Seremos parceiros para apoiar o CEREST em todas as suas ações e trabalhos em prol dos comerciários e comerciantes”, disse o presidente.

Estatísticas
O gerente do CEREST comemora a contribuição que o TPAC já traz em prevenção de acidentes. De acordo com ele, no primeiro semestre do ano passado, 733 trabalhadores do comércio sofreram acidentes do trabalho e que, no primeiro semestre deste ano, esse número baixou para 593.

“Sem sombras de dúvidas, podemos atribuir o resultado do TPAC à essa redução de 140 acidentes do trabalho de um semestre para outro. É claro que ele, o TPAC, por si só, não foi capaz de provocar a redução. Mas, contribuiu muito para isso. Os trabalhadores treinados agora já sabem identificar os riscos de acidentes presentes em seus ambientes de trabalho e, então, os comunicam aos patrões e solicitam as providências para sua eliminação, isolamento, controle ou sinalização, efetivando, assim, a real ação prevencionista”, finalizou Santos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/06/cerest-faz-parceria-com-a-associacao-comercial-empresarial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original