Abertura de conferência destaca participação jovem

Publicada em 15/08/2015 às 20:56

O prefeito Pedro Bigardi abriu a Conferência Municipal da Juventude apontando o momento vivido em Jundiaí como uma contracorrente em relação ao Brasil. “Enquanto vemos um refluxo dos movimentos sociais no país, percebemos uma clara tendência participativa em nossa cidade, e isso é ainda mais importante no caso dos jovens”, afirmou ao lembrar de outros processos em andamento, como o Plano Diretor Participativo, numa demonstração de interesse dos moradores em colaborar com os rumos do município.

LEIA TAMBÉM
Conferência reúne mais de duas centenas de jovens
Estação Juventude abre inscrições de oficinas gratuitas

Para Pedro, Jundiaí vive um "contrafluxo" e vê crescer a participação social

Para Pedro, Jundiaí vive um “contrafluxo” e vê crescer a participação social

Realizada no plenário da Câmara Municipal na noite de sexta-feira (14), a abertura destacou os avanços ocorridos no âmbito do Conselho Municipal da Juventude, da criação da Coordenadoria da Juventude e a conquista do projeto Estação Juventude, em parceria com o governo federal.

A coordenadora Narrinam Camargo destacou a importância da eleição dos 28 conselheiros para o novo mandato do conselho e o fato de que, pela primeira vez desde que foi criado em 2006, passou a ter na presidência um representante da sociedade civil.

Já o conselheiro Felipe Andrade da Silva ressaltou que a faixa etária de 15 a 29 anos representa atualmente pela última vez a maioria na população brasileira, reforçado pela intervenção de Marcelo Arias, integrante do Conselho Nacional da Juventude, que lembrou que isso é um “bônus demográfico” já que, em 2030, deve passar essa situação para a faixa acima dos 60 anos.

Pedro, Narrinam e os vereadores Marcelo Gastaldo e Rafael Purgato

Pedro, Narrinam e os vereadores Marcelo Gastaldo e Rafael Purgato

Instrumento democrático
As intervenções reforçaram a análise do prefeito Pedro Bigardi de que as conferências nacionais, adotadas desde os anos 2000, fazem parte da democracia prevista na Constituição de 1988, que orientou a criação dos conselhos setoriais.

“Outra coisa importante é vermos que os problemas políticos muitas vezes levam ao descrédito, mas é preciso buscar os jovens para esse debate, para a cultura, para o esporte. Estamos tendo nesta mesma noite o Sexta no Centro, que, como tantas outras iniciativas, busca reunir as famílias, os jovens, a sociedade a também pensar no debate sobre como recuperarmos nossas cidades. É preciso enfrentar o desafio de estimularmos as pessoas a praticarem essa democracia”, afirmou.

Ele citou o caso recente da formatura de jovens em um programa de profissionalização da Siemens para lembrar que há momentos decisivos e que propôs aos participantes imaginarem a si mesmos em trinta ou quarenta anos no futuro, pensando que o cotidiano agora envolve inovação, tecnologia e conhecimento. E que todos devem pensar também na violência que atinge muitos jovens, especialmente os mais pobres e, destes, muitas vezes, os jovens negros. “Temos que lutar contra a exclusão, aprofundar esse debate também. Por isso criamos coordenadorias para buscarmos essa reflexão mais setorial e estimularmos novas ações públicas”, afirmou.

Setores variados
O vereador Rafael Purgato saudou os jovens e demais participantes do evento de abertura frisando o espaço de diálogo, que contou também com os vereadores Marcelo Gastaldo, Paulo Malerba e Marilena Perdiz Negro. A Prefeitura de Jundiaí contou ainda com a presença dos secretários Cristiano Lopes (Esportes e Lazer), Tércio Marinho (Cultura), Daniela da Camara Sutti (Planejamento e Meio Ambiente) e Edson Aparecido da Rocha (Negócios Jurídicos), além do assessor de coordenadorias Vanderlei Victorino (Gabinete) e outros.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/15/abertura-de-conferencia-destaca-participacao-jovem/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original