Prefeitura dá mais um passo no Plano de Mobilidade Urbana

Publicada em 21/08/2015 às 14:33

O prefeito Pedro Bigardi participou da Oficina para a Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (21).

A oficina é realizada pela Secretaria de Transportes, em parceria com a Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), com objetivo de orientar cidades da região e discutir temas fundamentais para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, regulamentada pela Lei nº 12.587/2012.

“Todos os Estados enfrentam o desafio de melhorar a mobilidade urbana, vinculada ao planejamento das cidades. Esse é um assunto importante, que engloba o tráfego em geral, o transporte coletivo e os pedestres”, afirmou Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Contrapartida garante obras viárias da Nove de Julho
Alckmin promete a Bigardi obras das Alças em setembro
São Camilo: ecoponto e novas linhas de ônibus são tema de reunião
Prefeito participa do ‘Movimento Estadual de Segurança no Trânsito’

Prefeito Pedro Bigardi participou da oficina

Prefeito Pedro Bigardi participou da oficina

O evento também conta com apoio do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O secretário de Transportes, Wilson Folgozi, vice-presidente de Trânsito do Fórum, ressaltou um tema atual na mobilidade. “Quando falamos em mobilidade, as pessoas só pensam em transporte ou trânsito. Tratamos aqui de assuntos de que não se falavam muito antes, ciclovia e pedestres. Além disso, para conseguirmos recursos com o Governo Federal dependemos do Plano de Mobilidade Urbana.”

Representantes da região discutem Plano de Mobilidade Urbana

Representantes da região discutem Plano de Mobilidade Urbana

A oficina foi dirigida pela analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Martha Martorelli. Ela é especialista em Gestão Pública, responsável pela coordenação para as ações de implementação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana. “A troca de experiências entre as cidades possibilita um bom planejamento para todos”, explicou Martha.

Participaram da oficina representantes de Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itupeva, Cabreúva, Sorocaba, Cajamar, Vinhedo, Valinhos, Itatiba, Atibaia, Francisco Morato, Franco da Rocha, Bragança, Caieiras e Itápolis.

Lei
A Lei 12.587, de janeiro de 2012, instituiu as “Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana” e prevê que cidades com mais de 20 mil habitantes devem elaborar o Plano de Mobilidade Urbana.

Conforme a lei, os municípios devem planejar e executar a Política de Mobilidade Urbana, prestar direta ou indiretamente os serviços de transporte público e capacitar os agentes. A lei fixo prazo de 3 anos para os municípios elaborarem o Plano e o integrarem ao Plano Diretor Municipal.

Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/21/prefeitura-da-mais-um-passo-no-plano-de-mobilidade-urbana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original