Secretário recebe alunos da Faculdade de Saúde Pública da USP

Publicada em 26/08/2015 às 17:09

Um grupo de alunos do 3º ano do curso de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (Usp), esteve, nesta quarta-feira (26), em Jundiaí, para conhecer os processos de regulação e a estrutura da Secretaria de Saúde. Os alunos foram recebidos pelo secretário, Luís Carlos Casarin.

O curso de graduação em Saúde Pública foi criado recentemente e a Usp vai formar sua primeira turma neste ano. Até então, as opções eram pós-graduação ou especialização na área. “Em qualquer gestão, hoje, cabe um profissional especializado em saúde pública”, destacou o secretário.

LEIA TAMBÉM
Saúde faz integração especial para novos servidores
Guarda Municipal faz ação no Programa ‘Crack, É Possível Vencer’
Com ações nos bairros, Semana do Idoso começa no dia 17 de setembro

Alunos foram recebidos pela equipe da Secretaria de Saúde

Alunos foram recebidos pela equipe da Secretaria de Saúde

O secretário-adjunto de Saúde, Antônio Roberto Stivalli; o diretor de Regulação, Avaliação, Auditoria e Controle (Daca), Tiago Texera; a coordenadora da Atenção Básica e Especializada, Camila Padula; e a enfermeira Fabiana Barreti de Alcântara, que atua na Daca, também participaram do bate-papo com os alunos.

O secretário falou um pouco sobre o modelo atual de gestão da Secretaria de Saúde. “Acreditamos que a gestão da saúde pública deve ser compartilhada. Por isso, montamos um colegiado que toma as decisões em conjunto”, destacou.

Outro ponto importante, frisou Casarin, foi trazer para a cidade o debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). “Estamos buscando valorizar a atenção básica. Nossa proposta é implementar um novo modelo de saúde pública na cidade.”

Os alunos também conheceram de perto como funciona o sistema de regulação da Secretaria de Saúde e visitaram o Núcleo Integrado de Saúde (NIS), que fica no Anhangabaú.

A professora do curso de graduação Marília Louvison, também presidente da Associação Paulista de Saúde Pública, acompanhou o grupo e explicou que um dos objetivos da visita é conhecer os desafios da gestão do SUS. “Em especial, a construção dos processos regulatórios e as redes de atenção do SUS”, frisou.

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/08/26/secretario-recebe-alunos-da-faculdade-de-saude-publica-da-usp/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original