Prefeito participa de lançamento do Procon virtual

Publicada em 11/09/2015 às 17:42

O prefeito participou, na manhã desta sexta-feira (11), no auditório do 8º andar do Paço Municipal, da solenidade que marcou a assinatura do protocolo de intenções e lançamento do site <a ” href=”http://www.consumidor.gov.br/”>www.consumidor.gov.br, em Jundiaí. 

A ferramenta é um canal alternativo para que fornecedores, comerciantes e consumidores possam resolver pendências e reclamações de forma rápida e eficiente sem a necessidade de intervenção direta do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) ou da Justiça.

A plataforma tecnológica, lançada no País em junho de 2014 e ligada à Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio) e do Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon). A chegada a Jundiaí ocorre no mesmo dia em que o Código de Defesa do Consumidor completa 25 anos.

LEIA TAMBÉM
Procon nos Bairros: confira a programação de setembro
‘Procon nos Bairros’ completa seis meses de atendimentos

Mesa durante a assinatura do protocolo de intenções do novo portal, com o prefeito Pedro Bigardi

Mesa durante a assinatura do protocolo de intenções do novo portal, com o prefeito

“É um instrumento que vai permitir que os consumidores defendam seus direitos de forma rápida e com comodidade. Fico feliz em poder participar do lançamento de mais esta ferramenta”, comenta o prefeito.

Para fazer a reclamação, as pessoas devem se cadastrar no portal e fazer o texto, dando início ao processo. Para que o serviço funcione a empresa também deve se cadastrar e assinar um termo de responsabilidade, que implica em seguir as regras.

“A ferramenta não só facilita a vida do consumidor, mas também do comerciante. Por isso a campanha de conscientização é importante”, diz o coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia.

“Atualmente, com o número restrito de funcionários que o comércio em geral pode manter, essa nova ferramenta permite que o comerciante não saia do seu local de trabalho para resolver o problema eletronicamente, E, quando você resolve desta forma, o comércio não fica com apontamento no Procon”, disse o presidente da CDL e do Sincomércio, Edison Maltoni, que também fez parte da mesa durante a assinatura do protocolo.

A interação no portal é gratuita e simples. Os comerciantes se comprometem a se comunicar diretamente com o consumidor e, em prazo de até dez dias, terá de dar uma posição oficial após fazer a análise da reivindicação.

Segundo o coordenador do Procon de Jundiaí, Adílton Garcia, 34.430 ocorrências foram registradas em 2014. “É bom lembrar que, embora o contato fornecedor, comerciante e consumidor seja direto, o Procon vai acompanhar o processo para alimentar as estatísticas. Outro detalhe, é que o Procon vai continuar o atendimento com a mesma eficiência caso o consumidor assim prefira”, explica.

O secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes, o secretário de Gestão de Pessoas em exercício, Cláudio Alberto Alves dos Santos, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, e o vereador Rogério Ricardo da Silva também participaram da solenidade.

Ivan Lopes
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/11/prefeito-participa-de-lancamento-do-procon-virtual/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original