Prefeito lança Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

Publicada em 18/09/2015 às 15:08

Cuidando dos idosos, o prefeito anunciou, na manhã desta sexta-feira (18), no Centro de Referência do Idoso (Criju), o lançamento da edição revisada e atualizada da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. Jundiaí é a primeira cidade do País a receber esta nova versão, por meio do Ministério da Saúde, com o objetivo de registrar e acompanhar as pessoas com mais de 60 anos.

“A questão da memória do idoso é tão importante para sua vida pessoal quanto para a nossa cidade. Com a caderneta, ele pode chegar a um atendimento com todas as informações fundamentais, além de ter orientações de prevenção de quedas, alimentação, saúde bucal, entre outras dicas para uma vida saudável”, afirmou o prefeito.

LEIA TAMBÉM
Saúde promove aula aberta sobre Apoio Matricial
Semana do Idoso de Jundiaí começa com festa e emoção
USF do Santa Gertrudes está atendendo na UBS do bairro

Prefeito apresenta caderneta que acompanha saúde dos idosos

Prefeito apresenta caderneta que acompanha saúde dos idosos

O evento faz parte da programação da 18ª Semana Municipal do Idoso. A coordenadora do Idoso de Jundiaí, Cláudia Sartori, lembra que essa é mais uma importante ação do governo no cuidado com as pessoas.

VEJA AS FOTOS

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA POR DATA E POR LOCAL

“Estamos na Semana do Idoso e contamos com mais de 70 ações integradas com as secretarias. A caderneta registra a memória do idoso e, por meio da Revista, registramos as ações que o governo tem feito para eles”.

Documento vai ser distribuído nas Unidades Básicas de Saúde

Documento vai ser distribuído nas Unidades Básicas de Saúde

Saúde
O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, e a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, do Ministério da Saúde, Aparecida Pimenta, apresentaram aos idosos e funcionários da saúde as políticas públicas de atenção à pessoa idosa, no âmbito municipal e nacional. “De forma articulada com as secretarias, as políticas asseguram direitos da população acima dos 60 anos. Como diretriz desse trabalho temos o cuidado domiciliar desses idosos”, explicou o secretário.

Casarin frisou ainda que a caderneta visa organizar o acompanhamento da saúde dessa população, de forma que o idoso consiga se programar nos compromissos e cuidados de saúde. Também funciona como um instrumento para alertar os profissionais das unidades de saúde nos aspectos que precisam ser acompanhados no envelhecimento.

Caderneta
No dia do lançamento já foram entregues exemplares da Caderneta de Saúde da Pessoas Idosa e, nos próximos dias, 25 mil serão distribuídos pelas Unidades Básicas de Saúde e pelo Criju.

O preenchimento deve ser feito em parte pela família/idoso e pelo profissional da saúde. Além disso, o registro do documento torna possível intervenções para o idoso manter sua autonomia e independência.

A nova edição conta com alguns diferenciais, como: permitir o acompanhamento longitudinal por 5 anos; possibilitar a identificação do idoso frágil por meio do índice de vulnerabilidade clínico-funcional; permitir o monitoramento de condições crônicas de saúde; alertar a pessoa idosa e os profissionais de saúde para os medicamentos potencialmente de risco; saúde bucal e nutricional, entre outros.

Também estiveram presentes no evento os secretários de Esportes e Lazer, Cristiano Lopes; de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita de Cássia Marchiore; de Transportes, Wilson Folgozi; superintende da TVE Jundiaí, Thiago Godinho; o assessor especial para Assunto das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa, Milton Calsavara; e os vereadores, Zé Dias e Marilena Negro.

Luiza Ronchi
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/18/prefeito-lanca-caderneta-de-saude-da-pessoa-idosa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original