Geresol é atração em visita da Prefeitura de Sorocaba
Publicada em 23/09/2015 às 17:46Representantes da Prefeitura de Sorocaba estiveram em Jundiaí, nesta quarta-feira (23), para conhecer o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o Geresol. A visita foi acompanhada pelo secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, Aguinaldo Leite. Eles também estiveram no Paço Municipal, onde cumprimentaram o prefeito Pedro Bigardi.
Além de mostrar o laboratório e a área de triagem de recicláveis, o secretário mostrou equipamentos alemães em teste para tratamento de resíduos (leira e contêiner) e levou os visitantes para conhecer a nova esteira que realiza a triagem do resíduo da construção civil.
LEIA TAMBÉM
Geresol amplia capacidade de reciclagem de entulhos a 90%
Jundiaí recebe certificado por uso de material reciclado em obras
O equipamento deixa o material ainda mais puro na hora do tratamento. “No Geresol são produzidos, com a reciclagem de materiais da construção, itens como bica corrida, bica terra, areia, pedrisco, pedra e rachão. Tudo isso vai para obras públicas e já conseguimos uma economia de R$ 3 milhões em 2014. Neste ano vai dobrar e chegará a R$ 6 milhões”, explicou Aguinaldo.
O secretário destacou que das mais de 17 mil toneladas de resíduos da construção que chegam mensalmente ao Geresol, 90% serão recicladas com o novo equipamento. “Antes da esteira, nossa capacidade era para apenas 60%.”
Entre os visitantes estava o secretário de Meio Ambiente de Sorocaba, o engenheiro Clebson Aparecido Ribeiro; a diretora da área de gestão ambiental e zoobotânica Sara Regina de Amorim; e o assistente do secretário, Gabriel Bittencourt.
Para Clebson, Jundiaí é referência no tratamento dos resíduos. “Viemos aqui para conhecer o uso dos materiais reciclados em obras públicas e agora tivemos a grata surpresa de ver de perto todo o trabalho do Geresol. Trabalhamos em uma cidade com problemas semelhantes a Jundiaí e por isso viemos conhecer o modelo.”
O secretário visitante destacou ainda que as soluções encontradas por Jundiaí para os resíduos são “ambientalmente e economicamente corretas”.
Aguinaldo Leite lembrou que a exemplo de municípios como Fortaleza (CE), Aparecida de Goiânia, São Paulo, Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), entre outras, Sorocaba veio a Jundiaí para conhecer e compartilhar conhecimento. “É um intercâmbio que nos permite aprimorar e dividir o trabalho realizado no município. Nossa ideia é sempre compartilhar o conhecimento adquirido, ouvir contribuições e avançar cada vez mais.”
O secretário entregou aos visitantes o livro “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos – Transferência de experiências entre a Alemanha e o Brasil”, do qual é co-autor em parceria com Klaus Fricke, Christiane Pereira e Marius Bagnati.
Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio
-
04/06/2024
Oficina no Fab Lab com foco em sustentabilidade tem inscrições gratuitas para servidores e estudantes
-
10/04/2024
Servidores municipais conhecem as instalações do Geresol
-
08/04/2024
Em Jundiaí, Cidade das Crianças, descarte correto do lixo entra em pauta desde cedo
-
07/09/2023
Prefeitura coleta mais de 1 tonelada de lixo eletrônico em 2023
Baixe as fotos desta notícia na resolução original