Olimpíada de Redação tem recorde de participantes
Publicada em 17/10/2015 às 21:03Na plateia, a expectativa tomava conta das mais de 3.400 pessoas que compareceram ao Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), na noite de sexta-feira (16), na festa de premiação da 11ª Olimpíada de Redação, uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot.
Na ocasião, foram conhecidos os 60 premiados nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil e adulto. Com o tema ‘O mistério da relação homem-natureza: domínio ou submissão’, esta edição contou com 3179 participantes, 20% a mais em relação ao ano anterior.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí é ‘muito efetiva’ para Tribunal de Contas
Inscrições para o Centro de Línguas vão até segunda (19)
Cultura e educação são tema de mesa-redonda no Complexo Argos
O prefeito Pedro Bigardi destacou o sucesso da iniciativa. “É um projeto que cresce a cada ano estimulando a leitura e a escrita, principalmente das crianças, que têm a oportunidade de colocarem no papel as questões da vida e os sonhos, resultando em obras belíssimas. Para mim, é uma satisfação compartilhar deste momento tão especial da vida destas pessoas.”
Bigardi fez questão de ressaltar o avanço da educação na cidade. “Jundiaí foi classificada com a quinta maior nota do País no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), esta conquista é um patrimônio e uma vitória da população jundiaiense e resultado dos investimentos feitos, como as reformas e ampliações de escolas municipais, aumento do número de vaga de creches, a distribuição dos kits de uniforme escolar, mas, principalmente, do trabalho dos professores, pois sem eles, nada disso seria possível.”
O vice-prefeito Durval Orlato também frisou a evolução ocorrida no setor nos últimos anos. “A educação na cidade evolui a cada ano comparada a outros municípios e capitais, como mostram várias pesquisas. Isto só se consegue com muito trabalho em equipe, envolvendo gestores, professores e pais de alunos.”
Para o secretário de Educação do município, José Renato Poli, o grande número de participantes na Olimpíada de Redação mostra o crescimento do interesse da população pela leitura e escrita. “É emocionante ver todos os participantes reunidos. O aumento de 20% no número de participantes nesta edição é prova viva que o interesse pela leitura e escrita está crescendo, isto é motivo de orgulho para o governo Pedro Bigardi que está desenvolvendo um grande trabalho na educação.”
Além do prefeito, do vice-prefeito e do secretário de educação, compuseram a mesa de autoridades o vereador José Carlos Ferreira Dias, Rita de Cássia Araújo Faria (coordenadora pedagógica da Diretoria Estadual de Ensino), Leila Casote (diretora de Fomento à Leitura e Literatura) e a professora Mara Lígia Biancardi (escritora e coordenadora da comissão julgadora).
A abertura da festa foi marcada pela apresentação da Escola de Música de Jundiaí (EMJ) e contação de histórias pelas apresentadoras, que empolgaram a plateia, ansiosa pelo anúncio dos vencedores. Acompanhado pelo pai, Vinícius Borges Pohl, de 10 anos, não conteve a emoção ao ouvir seu nome entre os premiados. Com a redação intitulada “Poluição perigosa”, o garoto conquistou o 11º lugar na categoria mirim. “É a primeira vez que participo, não imaginava estar entre os ganhadores. Estou muito feliz”, afirmou.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES
Autora da redação “Metamorfose complexa”, Nathalia Vicentin, de 16 anos, ficou em oitavo lugar na categoria juvenil. “Gosto muito de escrever e foi isso que me levou a participar do concurso pela segunda vez. O tema deste ano me encantou, pois sou uma amante do meio ambiente e fiquei muito feliz em ter ficado entre as 12 melhores.”
Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e terão seus textos publicados em uma coletânea que será entregue no lançamento da próxima edição da Olimpíadas da Redação no ano que vem.
Também marcaram presença no evento o vereador Eliezer Barbosa da Silva, o diretor da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí, Marcelo Lo Monaco, e a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Marilza Campos.
Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
14/11/2024
Agenda cultural tem programação gratuita para as crianças
Baixe as fotos desta notícia na resolução original