Educação e Cultura lançam programa para levar arte às escolas

Publicada em 20/10/2015 às 17:46

Levar cultura para dentro das escolas municipais e para perto das comunidades. Com esse objetivo, as secretarias de Educação e de Cultura lançaram, nesta terça-feira (20), o Programa Arte e Educação.

O projeto foi apresentado no auditório Elis Regina (Centro de Capacitação) durante a mesa-redonda “Cultura e Educação: conversas e cantorias”, que integra o Papo Escola Pedagógico. Além do secretário de Educação, José Renato Polli, e do secretário de Cultura, Tércio Marinho, o encontro contou com a participação do diretor de Cultura da secretaria de Cultura, Jean Camoleze, e da gestora do Núcleo de Arte, Cultura e Educação da Secretaria de Educação, Conceição Costa.

A iniciativa, inédita em Jundiaí, vem ao encontro do programa de governo do prefeito Pedro Bigardi, que é promover a circulação de cultura e arte pela cidade. “É um programa que tem várias frentes e que vai propiciar para o aluno vivência e experiência em todas as expressões artísticas: música, teatro, etc. Grandes educadores, como Miguel Arroyo (cientista social, mestre em Ciência Política, doutor em Educação e docente emérito da Faculdade de Educação da UFMG), que participou do Simpósio da Educação, enaltecem a importância de termos arte dentro da escola, complementando o trabalho educativo. A arte auxilia no desenvolvimento integral da criança, promove a interação, permite que o sujeito se conheça, movimente o corpo”, explicou o secretário José Renato Polli, que presenteou os presentes com uma apresentação musical.

LEIA TAMBÉM
Teatro e oficina agitam a vila Alvorada no domingo (25)
Estudantes da FMJ esclarecem dúvidas de alunos da Roseira
Coral Municipal se junta ao ‘Bumbo do Japi’ para apresentação
Cia. de Teatro de Jundiaí apresenta ‘Senhor Dodói’ no Sesc Pinheiros

 Iniciativa vai promover a circulação de cultura e arte pela cidade

Iniciativa vai promover a circulação de cultura e arte pela cidade

Entre as ações que serão desenvolvidas nas 110 Emebs estão: viradinha cultural, teatro nas escolas, concertos didáticos, folclorinho (apresentações de músicas populares e folclóricas ), formação do coral municipal infantojuvenil, companhia municipal de teatro e atividades sobre patrimônio histórico.

“Esta é uma parceria fundamental que não vai ser exclusiva para o aluno. As programações vão ser destinadas tanto para os estudantes como a comunidade. A rede pública já tem as condições para promover o acesso e, agora, vamos ocupar com eficiência e qualidade. Nossa ideia foi sempre essa: buscar a construção de políticas públicas de acesso à cultura e fazer com que a população se aproprie dos espaços existentes, da cultura. Muitos dizem que não gostam de concertos, mas é porque não tinham acesso”, acrescentou o secretário de Cultura.

Papo Escola
O projeto é uma iniciativa lançada em 2013 pela secretaria de Educação para a promoção de debates com servidores municipais da área de educação. A cada evento, temáticas que não são discutidas no dia a dia são abordadas para complementar a formação dos educadores. A participação é livre.

Roberta de Sá
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/20/educacao-e-cultura-lancam-projeto-para-levar-arte-as-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original