Alunos concluem curso de hortas do Fundo Social de Solidariedade

Publicada em 21/10/2015 às 13:45

Depois de participar do curso de jardinagem oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), da Prefeitura de Jundiaí, a artesã Suzete Martins Silva, de 32, está trabalhando com minijardins e nesta quarta-feira (25) concluiu o curso de hortas. “O curso de jardinagem me proporcionou um novo trabalho e renda. Já o curso de horta está me ajudando na melhora da alimentação da minha família”.

Outros sete alunos da turma da artesã Suzete concluíram, nesta quarta-feira (21), a oficina na Unidade de Desenvolvimento Municipal (Unidam). Representando a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Margarete Geral Bigardi, o diretor do Funss, Paulo Santana, fez a entrega dos certificados.

LEIA TAMBÉM
Caminhada Rosa está marcada para este domingo (25)
Natal Solidário: Fundo Social recebe brinquedos da Astra
Primeira-dama prestigia encerramento de curso do Senac

Alunos recebem mais um certificado do Fundo Social

Alunos recebem mais um certificado do Fundo Social

“Mais de 150 alunos já participaram dos cursos de jardinagem e hortas e estão satisfeitos. Estamos cumprindo o objetivo do Fundo Social de capacitar as pessoas para que possam ter uma profissão”, afirma.

Ministrado pela técnica agrícola Luciana Moraes, o curso é dividido em dois dias (teórico e prático) e para o próximo ano traz novidades.

“Os profissionais vão passar por uma capacitação de agricultura urbana para aprimorarmos o curso para 2016. Além disso, estamos pensando em unificar hortas e jardinagem, já que há a demanda dos alunos”.

Nas aulas são ensinadas técnicas de preparo do solo, plantio, escolha das espécies e colheita.

Hideko aprende todas técnicas das hortas

Hideko aprende todas técnicas das hortas

Cursos para todos
Hideko Mukai Andrade, de 63 anos, concluiu mais um curso pelo Fundo Social, já tendo feito os de corte e costura e jardinagem. “Sempre gostei muito de trabalhar com plantas e flores em vasos. Agora vou aproveitar o espaço com terra e fazer uma horta para minha família”.

Dona Hideko não desiste e quer fazer ainda mais cursos. “Já me inscrevi cinco vezes no curso de teclado. Infelizmente ainda não fui sorteada, mas vou continuar tentando”, sorriu.

A oficina de hortas concluiu o ano de cursos na Unidam. Novas vagas vão ser abertas em breve para 2016.

Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/21/alunos-concluem-curso-de-hortas-do-fundo-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original