Coordenadoria de Igualdade Racial realiza terceira Virada Negra
Publicada em 28/10/2015 às 15:15A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir) realiza, nos dias 19 e 20 de novembro, a terceira edição da Virada Negra, em alusão ao Dia da Consciência Negra.
CONFIRA AS FOTOS DA VIRADA NEGRA 2014
O objetivo do evento é aproveitar a data para promover o respeito, a autoestima e a valorização dos aspectos culturais do povo negro. “Propõem-se, ainda, ações que impulsionem e orientem a formação da identidade da população negra da cidade”, afirma a responsável pela Coordenadoria, Valéria Fonseca.
A Virada terá abertura oficial na quinta-feira (19), às 19h30, na igreja Nossa Senhora do Desterro, no Centro, com a Missa Afro. Na mesma noite, às 23h, no Clube 28 de setembro, vai haver a “Balada da Virada”.
Já na sexta-feira (20), das 10h às 16h, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), vai haver apresentações de capoeira, Afoxé Omi Aladô, tambores africanos, grupo de maracatu Tambores de Inkice e a oficina de cultura Afrocêntrica. Além disso, o evento vai contar com uma praça de alimentação recheada de comidas típicas africanas e afro-brasileiras.
LEIA TAMBÉM
Envelhecimento da comunidade é tema de palestras
Ainda na sexta-feira (20), a cerimônia oficial de encerramento vai ser no Teatro Polytheama, às 17h, com o concerto em comemoração à Consciência Negra da Orquestra Municipal.
Como novidade, neste ano, a Coordenadoria ainda firmou apoio com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e vai participar de parte de sua extensa programação alusiva à data, com apresentação do Bumbo do Japi e do Afoxé Ibaô.
Toda programação municipal é gratuita. “O Dia da Consciência Negra é para o povo brasileiro, não apenas para o povo negro. É um dia de reflexão sobre a contribuição da população negra na construção do país”, concluiu Valéria.
Isabela Silva
Fotos: Paulo Grégio e Fotógrafos PMJ
-
23/02/2021
Solidariedade, Saúde e Renda: Projeto Tecido Solidário faz a primeira entrega
-
08/02/2021
Prefeitura e Sesc discutem parcerias para Jundiaí
-
25/10/2019
Encontro de Corais traz compositor de Clássicos infantis da TV Cultura
-
05/04/2019
Jardim Fepasa recebe atrações de cultura, lazer e esportes neste domingo (07)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original