Defesa Civil participa de oficina preparatória para Operação Verão

Publicada em 29/10/2015 às 15:23

A Defesa Civil confirmou, nesta quinta-feira (29), a participação de parte de seus integrantes na Oficina Preparatória para a Operação Verão, que ocorre nos dias 3 e 4 de novembro, em Itatiba.

A atividade será promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec/SP) em parceria com o Instituto Geológico (IG) e o Instituto Somar de Meteorologia.

A oficina visa a preparação dos agentes para o período de chuvas que se aproxima. Consideramos o curso muito importante porque trata-se de uma oportunidade única para capacitar a equipe dentro da proposta de redução de danos materiais e, principalmente, na preservação de vidas diante de ocorrências emergenciais”, explicou Juliana Salvia Mazzei Segala, da Defesa Civil.

LEIA TAMBÉM
Prefeito reitera interesse de Jundiaí por delegacia da PF
Segurança integrada derruba homicídios dolosos em Jundiaí
GGIM participa de reunião do Conseg do Japi, no Eloy Chaves

Trabalho da Defesa Civil é prioritário em casos emergenciais no período de chuva

Trabalho da Defesa Civil é prioritário em casos emergenciais no período de chuva

Ela lembrou ainda que a Defesa Civil de Jundiaí participa da atividade anualmente e que o aprendizado teve papel importante para a criação do Plano Emergencial de Catástrofes (PEC) lançado no mês passado durante encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

“Jundiaí é uma das poucas cidades que tem um plano de contra-ataque integrado em caso de desastres naturais. O assunto é prioritário, por isso primeiro foi criado o Grupo de Gestão de Riscos e, em seguida, elaboramos plano com envolvimento de várias secretarias”, destacou.

A Operação Verão 2015/2016 ocorre de 1º de dezembro de 2015 a 31 de março de 2016. Nos dias que antecedem seu início, várias oficinas, como a que está marcada para Itatiba, serão realizadas em municípios que compõem as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil.

Encontros
O município de Capão Bonito abriu a série de oficinas em outubro. Depois de Itatiba, Sorocaba e o ABC recebem a comitiva para a capacitação de agentes da região.

De acordo com o Estado, as oficinas ensinam como se prevenir diante de inundações, deslizamentos de terra, temporais, enxurradas e mortes provocadas por raios, que possam ocorrer durante o período em que se estima um maior volume de chuva.

As oficinas focam em sua grade teórica noções de meteorologia e geologia com abordagem em desastres naturais, interpretação e uso de informações e alertas meteorológicos, identificação das condições de risco, legislação, planos preventivos, redução de risco, procedimentos e utilização de recursos público em casos de desastres e situações de anormalidade.

Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/29/defesa-civil-participa-de-oficina-preparatoria-para-operacao-verao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original