Jundiaí vai sediar 63º Fórum Paulista de Mobilidade
Publicada em 29/10/2015 às 18:03 Jundiaí foi escolhida para sediar, em fevereiro de 2016, o 63º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. A escolha foi anunciada no último encontro realizado na quinta (22) e sexta-feira (23), na Praia Grande (SP).O secretário de Transportes, Wilson Folgozi, que é vice-presidente de Trânsito do Fórum, explica que no evento são discutidas políticas públicas para melhoria da mobilidade urbana em municípios do Estado de São Paulo e a cidade de Jundiaí foi eleita, primordialmente, pela implantação do projeto do BRT (trânsito rápido por ônibus). “Jundiaí é exemplo por ser a primeira cidade média do Estado de São Paulo a implantar o BRT. Os outros assuntos tratados no fórum vão ser escolhidos por meio de reuniões.”
LEIA TAMBÉM
Governador garante a Bigardi início das obras das alças
Prefeito prestigia o concurso cultural ‘Rota da Educação’
Finados: Prefeitura prepara esquema especial nos cemitérios
O Fórum Paulista é promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), por meio do Fórum Paulista, de que participam secretários e dirigentes de transportes de vários municípios paulistas, com objetivo de apresentar as experiências positivas adotadas nas cidades.
O BRT
O traçado, de 4,25 quilômetros, vai ligar o Terminal Colônia (na região Leste da cidade) ao Centro, na Praça Rui Barbosa. A obra prevê a construção de estações (de embarque/desembarque) e ampliação e reforma dos terminais Colônia e Vila Arens. Entre as estações estão: Tamoio, Pacaembu, Américo Bruno, Vila Arens, Argos e Parque Guapeva.
O projeto prevê também a construção de uma ciclovia (de 3,5 quilômetros), que vai acompanhar o corredor exclusivo para os ônibus até o viaduto Sperandio Pelliciari, que liga a Vila Arens à Ponte São João, e depois vai seguir em direção ao Terminal Vila Arens.
“O BRT junta a capacidade, velocidade e qualidade do metrô com a flexibilidade, baixo custo e simplicidade do sistema convencional”, destaca o secretário. “O novo sistema vai proporcionar uma melhora significativa ao transporte coletivo da cidade, tanto em qualidade do serviço, quanto em infraestrutura, conforto, segurança, agilidade e acessibilidade”, completa Folgozi.
Para a construção do BRT em Jundiaí o prefeito Pedro Bigardi já garantiu R$ 106 milhões junto ao governo federal e R$ 28,5 milhões de contrapartida da Prefeitura.
Luiza Ronchi
Fotos: Divulgação
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
-
04/11/2023
Equipes da Prefeitura trabalham mobilizadas no combate às fortes chuvas
-
05/09/2023
Confira como ficará o trânsito na avenida Latorre para o Desfile de Sete de Setembro
-
18/08/2023
Trecho da Ozanam será interditado para obras de galerias pluviais a partir de domingo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original