Defesa Civil participa de preparação para a ‘Operação Verão’

Publicada em 03/11/2015 às 15:36

A previsão de uma temporada com volume de chuva maior em relação aos anos anteriores é um dos motivos do encontro de representantes da Defesa Civil de 60 cidades, que começou nesta terça-feira (3), em Itatiba. A Defesa Civil de Jundiaí participa do evento. O coordenador Eduardo Luiz Carbonari representou o prefeito Pedro Bigardi na solenidade de abertura.

A Oficina Preparatória para a Operação Verão 2015/2016, promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em parceria com Instituto Geológico (IG) e o Instituto Somar de Meteorologia, termina nesta quarta-feira (4), às 17h.

LEIA TAMBÉM
‘Crack, É Possível Vencer’ promove reencontro de casal
Guarda Municipal já testa rádios com tecnologia digital
Segurança integrada derruba homicídios dolosos em Jundiaí

Integrantes da Defesa Civil de 60 cidades se reúnem em Itatiba

Integrantes da Defesa Civil de 60 cidades se reúnem em Itatiba

Na programação do primeiro dia, os servidores tiveram noções de como devem cumprir o plano preventivo a partir do registro do acumulado de 80mm de chuva em três dias, além da importância do monitoramento e mapeamento das áreas de risco.

A análise do solo e uma palestra com a meteorologia como tema também fizeram parte da grade desta terça-feira.

Nesta quarta-feira (4), os participantes vão ter aulas prática de análise de pluviômetros e como abastecer os programas estatísticos com base nos números, por exemplo.

“O significado maior dos encontros, como este em Itatiba, é saber como agir para que se consiga reduzir danos materiais, e principalmente, preservar vidas em casos de catástrofes naturais”, explica Juliana Salvia Mazzei Segala, da Defesa Civil de Jundiaí.

Como proceder em casos de inundações, deslizamentos de terra, temporais com raios e ventos fortes, e enxurradas também são temas discutidos durante os dois dias da oficina.

O Operação Verão entra em vigor em todo Estado no dia 1º de dezembro e se estende até 31 de março de 2016.

Ivan Lopes
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/03/defesa-civil-participa-de-preparacao-para-a-operacao-verao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original