Cijun apresenta primeiros resultados do Sistema Eletrônico de Informações
Publicada em 04/11/2015 às 14:11Já ouviu falar de inteligência sustentável? É exatamente o que a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) está elaborando com seus documentos. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Jundiaí assinou, por meio de videoconferência, um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e a Cijun foi o primeiro órgão a implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A novidade permitiria que a Cijun, dentro de alguns meses, promovesse uma revolução na gestão de processos, reduzindo os custos de tramitação, principalmente com papéis e suprimentos de informática, além de oferecer ainda mais transparência em todo processo.
E foi justamente isso que ocorreu. Após instalação e configuração do sistema, treinamentos, testes e simulações, no qual os funcionários poderiam sugerir as alterações, em junho foi dada a largada para implementação do programa. “Até outubro, após 120 dias de funcionamento do sistema, cerca de 1.600 folhas deixaram de ser impressas. Além disso, foram mapeados e revisados 24 procedimentos, gerados 450 processos e 1.030 documentos e uma impressora foi descontinuada”, explica o gerente de Projetos da Cijun, Celso Monteiro.
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Segundo Celso, depois que o procedimento é colocado no SEI, ele consegue redirecionar as pessoas a pensarem de uma maneira mais eficiente. “Além da economia de papel, o sistema mapeia o procedimento, criando, assim, um portal de informações com métricas, no qual toda a empresa começa a saber como tudo é feito e quem faz o que”, afirma.
O próximo passo é continuar com o procedimento de compras de licitação. “A meta agora é que toda licitação da Cijun seja de forma digital pelo SEI. Queremos até janeiro colocar isso em prática. Desde a requisição até o contrato”, espera o diretor.Órgão público
A expectativa é que, em pouco tempo, toda a Prefeitura de Jundiaí esteja com o SEI operando entre os setores, o que vai agilizar o trabalho dos servidores públicos, além de contribuir sensivelmente com a diminuição do papel, já que a análise vai ser feita em ambiente virtual, sendo desnecessária a presença de um secretário, por exemplo, no gabinete para despachar processos.
“Trabalhar para diminuir a burocracia e aumentar a transparência e agilidade do processo é o que a equipe mais quer, por isso quase todos os documentos que saem da Cijun, saem com a assinatura digital. São feitos e assinados pelo SEI”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Gilberto Novaes.
Isabela Silva
Fotos: Alessandro Rosman e Cleber de Almeida
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