Cijun apresenta primeiros resultados do Sistema Eletrônico de Informações

Publicada em 04/11/2015 às 14:11

Já ouviu falar de inteligência sustentável? É exatamente o que a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) está elaborando com seus documentos. Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Jundiaí assinou, por meio de videoconferência, um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, e a Cijun foi o primeiro órgão a implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A novidade permitiria que a Cijun, dentro de alguns meses, promovesse uma revolução na gestão de processos, reduzindo os custos de tramitação, principalmente com papéis e suprimentos de informática, além de oferecer ainda mais transparência em todo processo.

E foi justamente isso que ocorreu. Após instalação e configuração do sistema, treinamentos, testes e simulações, no qual os funcionários poderiam sugerir as alterações, em junho foi dada a largada para implementação do programa. “Até outubro, após 120 dias de funcionamento do sistema, cerca de 1.600 folhas deixaram de ser impressas. Além disso, foram mapeados e revisados 24 procedimentos, gerados 450 processos e 1.030 documentos e uma impressora foi descontinuada”, explica o gerente de Projetos da Cijun, Celso Monteiro.

LEIA TAMBÉM
Cijun é destaque nacional como prestadora de serviço
Educa Jundiaí: blog da Secretaria de Educação está de cara nova
Fiscais da Secretaria de Serviços Públicos passam por capacitação

Celso: com sistema, cerca de 1.600 folhas deixaram de ser impressas

Celso: com sistema, cerca de 1.600 folhas deixaram de ser impressas

Segundo Celso, depois que o procedimento é colocado no SEI, ele consegue redirecionar as pessoas a pensarem de uma maneira mais eficiente. “Além da economia de papel, o sistema mapeia o procedimento, criando, assim, um portal de informações com métricas, no qual toda a empresa começa a saber como tudo é feito e quem faz o que”, afirma.

Gilberto: esforço para diminuir a burocracia e aumentar a agilidade

Gilberto: esforço para diminuir a burocracia e aumentar a agilidade

O próximo passo é continuar com o procedimento de compras de licitação. “A meta agora é que toda licitação da Cijun seja de forma digital pelo SEI. Queremos até janeiro colocar isso em prática. Desde a requisição até o contrato”, espera o diretor.

Órgão público
A expectativa é que, em pouco tempo, toda a Prefeitura de Jundiaí esteja com o SEI operando entre os setores, o que vai agilizar o trabalho dos servidores públicos, além de contribuir sensivelmente com a diminuição do papel, já que a análise vai ser feita em ambiente virtual, sendo desnecessária a presença de um secretário, por exemplo, no gabinete para despachar processos.

Trabalhar para diminuir a burocracia e aumentar a transparência e agilidade do processo é o que a equipe mais quer, por isso quase todos os documentos que saem da Cijun, saem com a assinatura digital. São feitos e assinados pelo SEI”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Gilberto Novaes.

Isabela Silva
Fotos: Alessandro Rosman e Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/04/cijun-apresenta-primeiros-resultados-do-sistema-eletronico-de-informacoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original