Gestão ambiental de Jundiaí recebe prêmio estadual

Publicada em 07/11/2015 às 18:29

A Prefeitura de Jundiaí recebeu nesta sexta-feira (6) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente o novo prêmio conquistado pela gestão em razão da atuação no Programa Município Verde e Azul. Depois de receber um caminhão de combate a incêndios florestais e o apoio a uma rede de ecopontos nos anos anteriores, o prefeito Pedro Bigardi escolheu – desta vez – um caminhão poliguindaste de caçambas.

“Esses recursos adicionais ao orçamento são importantes, claro, mas sobretudo revelam acertos de nossas políticas públicas”, afirmou Bigardi, durante reunião no prédio do órgão estadual nessa sexta-feira (6).

LEIA TAMBÉM
Calçadão da Barão recebe segundo parklet no Centro
Especialistas conhecem na FGV a gestão dos resíduos de Jundiaí

Novo equipamento reconhece avanços de gestão

Novo equipamento reconhece avanços de gestão

De acordo com a secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias Lemos, o programa paulista tem sido importante como uma mão dupla de estímulo a uma gestão integrada dos municípios, por um lado, e de informação para as políticas estaduais sobre as soluções encontradas localmente.

Jundiaí manteve-se no grupo principal entre os 645 municípios paulistas no aspecto da gestão integrada de meio ambiente.

Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara, o conjunto de ações em Jundiaí tem sido diferenciado no trabalho dos setores de governo. “Existem ainda diversas outras que entram no registro apenas no próximo ano”, explicou.

Um dos pontos destacados no encontro foi o desenvolvimento do trabalho em resíduos sólidos, em parceria de Brasil e Alemanha, que motivou a escolha do equipamento entre as alternativas oferecidas pelo Estado.

Uma das experiências de Jundiaí citadas foi o sistema de controle de caçambas, coordenado pela Secretaria de Serviços Públicos. Mas o conjunto analisado no trabalho incluiu ações de praticamente todos os setores da Prefeitura.

Em equipamentos acertados anteriormente, o caminhão contra incêndios florestais é voltado principalmente para a Serra do Japi e a rede de ecopontos será iniciada no primeiro semestre de 2016 com a reformulação de área no Jardim do Lago e a previsão de novo espaço no Jardim São Camilo.

PMVA
O encontro foi acompanhado também pela coordenadora do Programa Município Verde e Azul, Lie Shitara Schutzer. Os critérios de avaliação são formados por indicadores ponderados nas áreas de esgoto tratado, de resíduos sólidos, de biodiversidade, de arborização urbana, de educação ambiental, de cidade sustentável, de gestão das águas, de qualidade do ar, de estrutura ambiental e de conselho ambiental.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/07/gestao-ambiental-de-jundiai-recebe-premio-estadual/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original