Aids: ‘Fique Sabendo’ começa na quarta-feira (25)
Publicada em 10/11/2015 às 15:27O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde, promove, de quarta-feira (25) a 1º de dezembro, mais uma edição da campanha “Fique Sabendo”. O objetivo é estimular a população a realizar o teste de HIV, principalmente pessoas que têm vida sexual ativa e nunca fizeram o teste, visando ao diagnóstico precoce da aids.
Durante este período, a rede municipal vai estar mobilizada, oferecendo o teste no horário de funcionamento de cada unidade de saúde. Os interessados também podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento, na rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para fazer o teste.
LEIA TAMBÉM
‘Outubro Rosa’ faz subir em 60% exames de mamografia
Comissão cobra ações do governo do Estado na área da saúde
Campanha ‘Novembro Azul’ conscientiza sobre saúde do homem
O Ministério da Saúde estima que no Brasil a cada quatro pessoas vivendo com o vírus da aids uma não sabe. “A campanha anual de testagem é uma estratégia importante no enfrentamento do diagnóstico tardio da doença, que contribui para a morte de oito pessoas por dia no Estado de São Paulo”, destaca a psicóloga e gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.
Segundo ela, o diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença e a garantia da qualidade de vida do paciente, além de reduzir a transmissão involuntária. “Em São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de referência, 41 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidas.”
Vale lembrar que o teste é gratuito e sigiloso. Para outras informações o telefone é (11) 4586-2402.
Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ
-
16/04/2025
Confira o que abre e fecha em Jundiaí no feriado prolongado da Páscoa e Tiradentes
-
13/04/2025
Projeto RESFRIA avança em Jundiaí com apoio da Saúde para entender e enfrentar os impactos do calor nas cidades
-
12/04/2025
Horta urbana é entregue no Jardim Pacaembu com foco em saúde e bem-estar da comunidade
-
03/03/2025
Jundiaí avança na construção do Plano de Políticas Públicas para Mulheres
Baixe as fotos desta notícia na resolução original