Grafite muda cenário da região perto da Ponte Torta
Publicada em 14/11/2015 às 18:46Em uma ação coletiva neste sábado (14) no início da avenida Paula Penteado, perto da Ponte Torta, diversos artistas do grafite usaram dois grandes muros para mudar a paisagem com cores e muita inspiração. Em um deles, o oficineiro Mauro Néri resumiu na ambiguidade da palavra “veracidade” uma parte do conceito.
Realizado em parceria da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Coordenadoria da Juventude, o trabalho contou com a presença de artistas como Estranho, Gordon, Centavo, Bruh, Mêr, Marola, Imortal e seus convidados da região e de São Paulo como Renê, Borgo e Guetus.
LEIA TAMBÉM
Jundiaí surpreende com força de seus corais
Mais de 400 já fizeram oficinas do Estação Juventude
Virada Negra: balada traz de volta a festa black San Remo
Equipe do Planejamento faz visita técnica ao Centro das Artes
Cultura divulga obras selecionadas para Mostra Fotográfica 2015
A atividade foi acompanhada por estudantes de pedagogia da Unianchieta, que fizeram trabalho sobre o aprendizado dos artistas em redes abertas de informação com outros grafiteiros, desenhistas, tatuadores e publicitários.
Também passaram pelo local os participantes de um passeio urbano-histórico promovido pelo Sesc Jundiaí.
Proposto como atividade de encerramento da primeira fase do projeto Urbanismo Caminhável, o trabalho teve apoio do Coletivo Hip Hop e também de artistas ligados à Galeria de Arte Pública G9, criada pelo Museu Histórico e Cultural na avenida Nove de Julho (que vai receber parte da Virada Coletiva no dia 29 de novembro).
Os participantes destacaram que desenvolvem esse trabalho há muitos anos em diversas cidades, mas lembraram que agora existe um olhar de setores da Prefeitura de Jundiaí para a importância da arte urbana.
Também marcaram presença pessoas como o ativista cultural Eduardo Ramalho (Festa), a arquiteta Thaísa Fróes, o diretor de projetos urbanos Décio Pradella e técnicos de setores como patrimônio, juventude e outros. Até mesmo a Original Food Bike passou pelo local durante algumas horas.
A variedade de desenhos, cores e inspirações dos artistas tornaram a esquina uma galeria ao ar livre para visitação, dentro do processo de renovação do Centro Histórico.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original