Guarda Municipal ressalta cidadania em projeto na escola
Publicada em 18/11/2015 às 16:19Uma aula de cidadania encenada com muita emoção por alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professor Pedro Clarismundo Fornari, no Rio Acima, coroou com sucesso o Projeto Relações Interpessoais de Mobilização Social, promovido pela Guarda Municipal por meio da Divisão Ronda Escolar.
A filosofia de conscientizar os adolescentes sobre a importância da interação e do papel do homem na sociedade começou a ser empregada em maio em sala de aula. Foram abordados assuntos relacionados aos fundamentos familiar, pessoal e social.
De acordo com o coordenador do projeto, o guarda municipal da Divisão Ronda Escolar, Cláudio Ribeiro da Mata, esta foi a terceira edição do projeto, que pela primeira vez foi realizado em uma escola municipal. Nas ocasiões anteriores, alunos de duas escolas estaduais, nos bairros Engordadouro e Vila Rio Branco, receberam a atividade.
LEIA TAMBÉM
‘Operação Papai Noel’ reforça segurança para o Natal
Canil da Guarda Municipal prepara substituição de cães
Guarda Municipal abre visitas para moradores da cidade
GM de Bragança elogia Centro de Monitoramento de Jundiaí
“Os resultados são fantásticos, acima da média. Primeiro, em sala de aula, durante estes nove meses, explicamos os conceitos para a resolução pacífica de conflitos em todos âmbitos, seja familiar, na escola e na vivência em grupo. Também focamos a dinâmica do papel social que cada um ocupa na sociedade”, conta Cláudio da Mata.
O coordenador do projeto elogia o envolvimento do setor diretivo da Emeb, dos professores e alunos em receber a Guarda Municipal e colaborar no desenvolvimento da atividade. “A participação foi muito positiva”, resume.
O subinspetor da Ronda Escolar, Paulo Munhoz, diz que os adolescentes participam de discussões de assuntos pontuais para a faixa etária. “São temas que necessitam acompanhamento das famílias e educadores. Nosso papel é ajudar, conscientizar estes jovens sobre a gravidez precoce, bullying na escola, a prevenção contra drogas, por exemplo. A ideia é prepará-los para que sejam futuros cidadãos respeitáveis”, explica Munhoz.
A diretora da Emeb, Marjorie Samira Ferreira, destaca que o projeto faz com que os alunos reflitam sobre os temas. “Há um envolvimento muito grande de todos, da Guarda, dos professores, que abrem espaço dentro de suas aulas para a discussão das apresentações e, principalmente, dos alunos que se responsabilizam por tudo que envolve o espetáculo. Eles fizeram tudo aqui hoje, dos textos das peças aos cenários”, comenta Marjorie.
“Tudo isso que envolve o projeto e que terminou com as peças apresentadas é um aprendizado para todos nós. Algo que vamos levar para a vida toda”, descreve a estudante Thays Ambrósio Tonoli, de 15 anos.
Ivan Lopes
Foto: Cleber de Almeida
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
16/01/2025
Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas abertas para os Ensinos Fundamental e Médio
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original