Saúde promove mobilização contra aids na terça-feira (1º)

Publicada em 25/11/2015 às 18:20

Para encerrar as ações em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde promove, na terça-feira (1º), a 3ª edição do “Solidariedade em Movimento: Jundiaí na Luta contra a Aids”. O evento é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas, e conta com apoio de outras secretarias e instituições da sociedade civil.

Durante todo o dia, a praça Floriano Peixoto (atrás da Igreja Matriz), no Centro, vai reunir diversas atividades artísticas e culturais, entre elas um cortejo ao som do Maracatu Jundiaí e distribuição de lacinhos vermelhos pelo Centro da cidade.

Além disso, uma equipe do CTA vai distribuir material informativo e preservativos. A praça também vai ser enfeitada com balões vermelhos, faixas alusivas ao tema e laços vermelhos gigantes. Está prevista ainda uma grande “ciranda da solidariedade” para encerrar o evento, às 17h.

LEIA TAMBÉM
Saúde apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre
Prefeitura realiza encontro municipal de agricultura urbana
Fórum reúne especialistas para discutir prevenção de violências
Jundiaí promove ações na Semana Estadual de Controle da Dengue

Evento na praça busca conscientizar a população

Evento na praça busca conscientizar a população

“Este evento busca reforçar o respeito e a solidariedade às pessoas que convivem com a aids e incentivar novos compromissos para o enfrentamento da doença, em especial no que diz respeito às ações de promoção em saúde”, destaca a psicóloga e gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz.

1º de dezembro - Dia Mundial de Luta contra a Aids

1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids

O evento conta com a colaboração da Casa Colaborativa, Coletivo Confluências, Coletivo Coisarada, Coletivo Cume, Geni – Coletivo Feminista, Abrapa, Ong Aliados, Grupo Vida Ativa, Maracatu Jundiaí, Escola Estadual Conde de Parnaíba e Barão de Jundiaí, Coordenadoria da Juventude, Comissão de Literatura/Conselho Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Outra atividade programada é o Encontro Mais que PositHIVo, no dia 11 de dezembro, às 18h. O encontro, promovido pela equipe de psicologia do Ambulatório de Moléstias Infecciosa, é destinado para as pessoas que vivem com o vírus HIV, familiares e funcionários.

Fique Sabendo
O CTA também está promovendo, até 1º de dezembro, a campanha Fique Sabendo. O objetivo é estimular a população a realizar o teste de HIV, principalmente pessoas que têm vida sexual ativa e nunca fizeram o teste, visando o diagnóstico precoce da aids.

Durante esse período, a rede municipal vai estar mobilizada, oferecendo o teste no horário de funcionamento de cada unidade de saúde. Os interessados também podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (rua Conde de Monsanto, 480, Vianelo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para fazer o teste.

Maria de Lurdes, gerente do CTA: respeito e solidariedade

Maria de Lurdes, gerente do CTA: respeito e solidariedade

O Ministério da Saúde estima que no Brasil a cada quatro pessoas vivendo com o vírus da aids uma não sabe. “A campanha anual de testagem é uma estratégia importante no enfrentamento do diagnóstico tardio da doença, que contribui para a morte de oito pessoas por dia no Estado de São Paulo”, explica Maria de Lurdes.

Segundo ela, o diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença e a garantia da qualidade de vida do paciente, além de reduzir a transmissão involuntária. “Em São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de referência, 41 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidas.”

Vale lembrar que o teste é gratuito e sigiloso. Para outras informações o telefone é (11) 4586-2402.

Niza Souza
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/25/saude-promove-mobilizacao-contra-aids-na-terca-feira-1o/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original