‘Estacione Consciente’ começa nesta quinta-feira (3)

Publicada em 02/12/2015 às 12:05
Diversas atividades estão na programação do Estacione Consciente

Diversas atividades estão na programação do Estacione Consciente

A campanha Estacione Consciente, que chega à terceira edição, vai ter abertura oficial nesta quinta-feira (3), às 10h, no Sesc Jundiaí. Idealizada pela Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Secretaria de Transportes, a iniciativa tem como objetivo alertar os motoristas quanto às vagas para idosos e pessoas com deficiência.

A data escolhida também celebra o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A ação ainda tem apoio das coordenadorias do Idoso e da Juventude.

“A ideia é criar conscientização do respeito ao outro. Em uma visão rápida, vagas reservadas são privilégios, mas não são, porque caminhar 100 metros parece fácil, porém, para quem tem mobilidade reduzida é algo difícil. Por isso as vagas estão em locais estratégicos”, explica o titular da Coordenadoria, Reinaldo Fernandes.

De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, a campanha faz parte do Programa de Humanização do Trânsito (PHT). “Realizamos ações durante todo o ano de orientação. Essa é mais uma etapa de conscientização do uso de vagas especiais.”

LEIA TAMBÉM
Jundiaí concorre ao Prêmio Ações Inclusivas de São Paulo
Cursos do Estação Juventude da cidade estão com inscrições abertas

Entre as novidades deste ano, está o fato de a campanha querer atingir também as crianças e jovens. Visitas dinâmicas em escolas já estão sendo feitas e, além disso, o layout do Estacione Consciente foi alterado.

“O material mudou para atrair os mais novos. Colocamos itens como a hashtag #NAMORAL (utilizada em redes sociais). A mudança vai ter efeito nos futuros motoristas”, diz.

Multa Moral: advertência que chama a atenção para parada em local reservado

Multa Moral: advertência que chama a atenção para parada em local reservado

A programação vai contar com distribuição de material informativo, a “Dinâmica da Cadeira de Rodas” e Multa Moral, advertência que chama a atenção para parada em local reservado.

“Neste terceiro ano de campanha, já percebemos uma diminuição do abuso. Sentimos ainda muita resistência em locais privados e, por isso, temos a Multa Moral, que qualquer cidadão pode aplicar. Já nas ruas, temos o apoio dos agentes de trânsito, que fiscalizam”, destaca o coordenador.

Confira a programação completa:
Quinta-feira (3)Abertura da Campanha no Sesc: divulgação com o “Farolito”, às 10h e Paço Municipal às 15h;

Sexta-feira (4) – Divulgação da Campanha nas Unidades Públicas e entidades assistenciais;

Segunda-feira (7)“Dinâmica da Cadeira de Rodas” – Rua do Rosário próximo a Catedral Nossa Senhora do Desterro, das 9h às 11h;

Terça-feira (8)“Dinâmica da Cadeira de Rodas” – Rua Ernesto Diedrichse, próximo ao Hospital Paulo Sacramento, das 9h às 11h;

Quarta-feira (9)“Dinâmica da Cadeira de Rodas” – Rua Barão de Jundiaí, próximo ao Fórum, das 9h às 11h;

Quinta-feira (10) – “Dinâmica da Cadeira de Rodas” – Rua Lacerda Franco, próximo ao 2º Cartório de Registro Civil de Jundiaí, Vila Arens, 9h às 11h;

Sexta-feira (11)“Dinâmica da Cadeira de Rodas” – Rua João Lopes, esquina com a Rua São Vicente de Paulo – PA Central, das 9h às 11h.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/02/estacione-consciente-comeca-nesta-quinta-feira-3/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original