Conselho do Idoso comemora Câmara de Desenvolvimento Social
Publicada em 23/12/2015 às 14:37O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa comemorou a criação e aprovação da Câmara Temática de Desenvolvimento Social na última reunião da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), segunda-feira (21), em Jundiaí.
O presidente do Conselho, Milton Calzavara, explica que, a princípio, havia sido pleiteada uma câmara temática do idoso, mas a proposta foi amplificada com o intuito de atender também moradores em situação de rua e pessoas com deficiência. “Desde 2013 reivindicamos a criação da câmara, que tem como finalidade envolver todos os conselhos e discutir questões relativas aos idosos que englobam as sete cidades da Aglomeração Urbana. É uma grande conquista”, considera.
LEIA TAMBÉM
Primeira fase do Multiálogo é prorrogada
Estudo aponta Jundiaí como a terceira melhor do Brasil
Segundo Calzavara, o objetivo da Câmara Temática de Desenvolvimento Social é discutir e apresentar projetos em conjunto para as cidades da AUJ. “Com a Câmara, adquirimos maior força para reivindicar ações junto às esferas municipal, estadual e federal”, observa.
Os próximos passos são a elaboração do regimento interno, nomeação dos técnicos das comissões que vão compor a câmara e realização de reuniões nas cidades do AUJ. “Faremos um diagnóstico das demandas das sete cidades que envolvem idosos, moradores em situação de rua e pessoas com deficiência”, informa o presidente do Conselho do Idoso.
Entre as propostas prioritárias da nova câmara, estão a criação de centros de convivência e recreação, lazer, cultura nas cidades que não contam com o equipamento, padronização da idade para passe livre dos idosos em transporte público, atividades educacionais e atenção à saúde do idoso.
Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ
-
07/05/2024
Contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais
-
18/03/2024
Com palestras diversas, Prefeitura promove encontro sobre envelhecimento saudável
-
01/03/2024
Conselho da Pessoa Idosa elege nova gestão para o período de 2024 a 2026
-
06/11/2023
Jundiaí sobe no ranking e é a 7ª melhor cidade do Brasil para os idosos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original