Conselho de Juventude toma posse para o biênio 2015/2017
Publicada em 19/01/2016 às 14:45Ser um Conselho forte e atuante. Foi a principal mensagem deixada na posse do Conselho de Juventude, nessa segunda-feira (18), no auditório do Paço Municipal, com a presença dos conselheiros que integram o biênio 2015/2017 e familiares.
CONFIRA A LISTA DOS INTEGRANTES
“A ideia da posse foi mais para ter um encontro antes da primeira reunião ordinária, para que a Coordenadoria da Juventude pudesse esclarecer algumas dúvidas dos jovens e um se apresentasse ao outro”, afirmou a responsável pela Coordenadoria, Narrinam Camargo.
LEIA TAMBÉM
Empregabilidade de pessoas com deficiência é tema de palestra
Uso indevido de vagas passa a ser infração grave nesta quinta (7)
Atendimento de transporte para pessoa com deficiência é unificado
Além da apresentação, o encontro foi para mostrar todas as ações desde 2013. “A gente vem trabalhando em cima desse fortalecimento de coletivos de juventude, pois acreditamos que para a juventude ter espaço e conselhos ocupados, precisamos ter vida, vida jovem orgânica na cidade”, explicou.
A titular também mostrou que a Coordenadoria da Juventude elaborou o guia intersetorial de políticas públicas para juventude. “Hoje, esse documento norteia todo nosso trabalho. Dentro do site do Estação Juventude você tem acesso a todas as ações para jovens. Fizemos um mapeamento em todas as secretarias da Prefeitura. Assim, você consegue saber o que as secretarias têm para ofertar. Nisso, conseguimos monitorar as políticas públicas de juventude. O Guia é um material constante”, destacou.
Sobre o Estação Juventude, Narrinam informou que o local funciona em horários alternativos com oficinas à disposição dos jovens entre 15 a 29 anos. “Em 2015, conseguimos atender diretamente mais de quatro mil jovens. Também levamos as oficinas para escolas, bairros e espaços públicos”, ressaltou.
Narrinam ainda acrescentou que “o Estação Juventude só existe também porque, em 2013, vimos a necessidade de ter um espaço para que jovem pudesse ocupar aos finais de semana, e está dando certo porque ele é construído por todo mundo, é um espaço para juventude se apoderar“.
A titular finalizou divulgando que no biênio 2015/2017 todos os seguimentos foram preenchidos. “Esse Conselho representa a cara da juventude de Jundiaí. É nisso que acreditamos e é para isso que temos trabalhado. Queremos que, além de ser uma marca de governo, seja uma política de Estado”, explicou.
Para a nova conselheira e estudante de direito, Bruna Bolson, o conselho precisa ser um instrumento de mudança e diálogo com a sociedade. “Eu espero que a gente consiga realmente levar as demandas da sociedade civil para o poder público e que nisso a gente consiga alcançar tudo o que a gente entende como necessário”, afirmou.
Bruna é do Rio Grande do Sul e reside em Jundiaí há dois anos. “Cheguei à cidade e procurei participar dos movimentos e eventos em prol da juventude. Participei da Conferência da Juventude em 2015 com a intenção de conseguir a vaga como conselheira”, contou.
Sobre o Estação Juventude, Bruna achou o local espetacular e de muita importância para os jovens. “A maioria das cidades não tem e quando tem não funciona. Em Jundiaí as coisas funcionam. Acredito que ele consegue atingir as necessidades da juventude, principalmente, quem não tem condições de bancar, por exemplo, um cursinho, uma oficina”, alegrou-se.
O Conselho
O Conselho é composto por 48 membros, sendo 28 representantes da sociedade civil (14 titulares e 14 suplentes) e 20 representantes do poder público (10 titulares e 10 suplentes). Os membros do Conselho Municipal de Juventude da sociedade civil são eleitos a cada dois anos, nas Conferências Municipais de Juventude, e os representantes do poder público, indicados pelas secretarias, conforme necessidade e áreas de atuação.
Isabela Silva
Fotos: Alessandro Rosman
-
20/12/2024
Na Sala Futuro, Conselho Municipal da Juventude faz balanço das políticas de juventude
-
29/03/2023
Conselho da Juventude inicia o projeto Movimento Juventude 2030
-
15/10/2022
Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa abre editais para Concurso de Premiação Literária
-
28/10/2021
Outubro Rosa: atividade para migrantes aborda a importância da prevenção e tratamento precoce
Baixe as fotos desta notícia na resolução original