Pessoas com deficiência visual vão à Pinacoteca pela primeira vez
Publicada em 03/02/2016 às 15:25Uma iniciativa inédita na história da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes vai levar às salas expositivas da instituição um grupo de pessoas com deficiência visual da União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDRJ), na quarta-feira (24), a partir das 14h, para uma visita com fruição tátil das peças correspondentes ao acervo.
Os visitantes vão ser acompanhados pelo diretor de Museus, Edgar Borges, por Creusa Claudino, da ação educativa, e pelo artista Hélio Schonmann, que realiza no local a mostra individual “Avessos”.
LEIA TAMBÉM
Oficina gratuita ensina técnicas de canto coral
TVE transmite ao vivo desfiles do Carnaval de Jundiaí
Confira o que abre e fecha durante o feriado do Carnaval
Vão ser disponibilizadas ao toque peças da mostra “Avessos” e do acervo geral da Pinacoteca, além de outros materiais, que o artista Schonmann preparou especialmente para a ocasião. No total, mais de duas dezenas de esculturas e objetos tridimensionais, em diferentes materiais, como bronze, madeira, emulsões acrílicas com terras, além de matrizes de gravura em relevo, vão ser tocados.
Experiência
O artista Hélio Schonmann tem bastante experiência no trato da arte para pessoas com deficiência. Em 2014, trabalhou na curadoria da mostra “(Vi)Ver Diálogo Gráfico”, exposta no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão, que possibilitou uma oficina de desenho em relevo e demais atividades para pessoas com deficiência. Também na curadoria, em 2015, levou para o Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí, a exposição do projeto LUPA, que contou em seu acervo com peças realizadas por pessoas com deficiência visual, sob coordenação de Lúcia Neto.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
01/04/2025
Arquivo Histórico avança em nova fase de catalogação de documentos do Clube 28 de Setembro
-
31/03/2025
Estudantes do Centro de Línguas participam de encontro literário sobre obra em Inglês
-
31/03/2025
‘Cultura da Gente’: programação cultural gratuita no Espaço Expressa será no dia 06 de abril
-
27/03/2025
Primeira feira da Rota Turística Afro no Centro das Artes reúne criativos e visitantes interessados
Baixe as fotos desta notícia na resolução original