EJA de Jundiaí é destaque em revista especializada

Publicada em 30/03/2016 às 16:01

Às vésperas de completar 20 anos, o trabalho desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Dr. André Franco Montoro (CMEJA), da Secretaria de Educação, é destaque em reportagem publicada na edição de março da Revista Gestão Escolar, da Fundação Victor Civita.

Em quatro páginas, a reportagem trata dos desafios da Educação de Jovens e Adultos no País e relata experiências positivas de três cidades, entre elas Jundiaí, para vencer as dificuldades e atrair um público que não concluiu os estudos na idade correta.

LEIA TAMBÉM
Educação abre inscrição para Conselho do Fundeb
Centro de Línguas abre inscrição nesta segunda (28)
Escolas apresentam ações de combate ao Aedes aegypti

Trabalho desenvolvido pelo CMEJA de Jundiaí foi destaque na revista Gestão Escolar

Trabalho desenvolvido pelo CMEJA de Jundiaí foi destaque na revista Gestão Escolar

Um dos especialistas entrevistados, Roberto Castelli Júnior, coordenador da Unidade de Educação Escolar de Jovens e Adultos da Ação Educativa, em São Paulo, opina sobre a necessidade de a EJA buscar modelos que pensem em quem trabalha ou tem filhos, por exemplo. E são justamente as mudanças implantadas em Jundiaí, pela atual gestão, é que são destacadas como um caso bem sucedido.

O CMEJA, que recebe homens e mulheres entre 15 e 87 anos, desde 2013, reduziu o abandono dos estudos, disponibilizando 13 núcleos descentralizados espalhados pela cidade e reformulando os cursos da Educação Fundamental e do Ensino Médio, que passaram a ter duas versões: presencial e semipresencial. “No presencial, há duas horas e meia diárias em classe e outras atividades são feitas em casa. No semi-presencial, as aulas são ministradas três vezes por semana, sendo que a presença em um dos dias é quinzenal”, conta o diretor da unidade, José Ronaldo Pereira.

Ele também frisa que antes o aluno só recebia uma apostila e tinha que estudar sozinho, aparecendo apenas para tirar dúvidas. Agora todos têm aulas e essa relação fez com que tivessem mais segurança para estudar. “Nos orientamos pelos ensinamentos de Paulo Freire (1921-1997). Para haver educação, deve existir docente e discente. Se o aluno não está aqui, essa relação, com problematização do conhecimento, não existe”, relata o diretor à revista.

Outras inovações citadas são a humanização no atendimento ao adulto que procura o espaço: funcionários e professores passaram por formação para receber esse público, e ainda houve abertura para ouvir o aluno por meio de uma pesquisa para identificar as necessidades e insatisfações.

Formatura de uma das turmas do CMEJA

Formatura de uma das turmas do CMEJA

Reconhecimento
Para o secretário de Educação, José Renato Polli, a publicação na revista é uma mostra do que vem sendo feito na Educação de Jundiaí. “Essa publicação demonstra o bom resultado do trabalho desenvolvido nos últimos anos pela equipe do CMEJA tanto na humanização do atendimento ao público quanto no debate pedagógico. Tudo isso é fruto dos investimentos feitos em formação por meio da promoção de encontros com grandes nomes da educação brasileira, que vieram discutir educação popular. Recebemos educadores como José Eustáquio Romão, Antônio Joaquim Severino, Carlos Rodrigues Brandão, dentre outros.”

Para o diretor da unidade, trata-se do reconhecimento externo importante. “Estamos sendo também procurados por pessoas de referência na área, como Maria Clara di Pierro, professora da Universidade de São Paulo. Isso mostra que estamos no caminho correto, embora ainda tenhamos muitos desafios pela frente e o maior deles é fazer com que a gestão democrática fique enquanto semente”, conclui Pereira.

Roberta de Sá
Fotos: Divulgação e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/30/educacao-de-jovens-e-adultos-e-destaque-em-revista-especializada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original